Início do conteúdo

Periódico internacional da SpringerLink publica artigo de Doutorado do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura

O artigo intitulado “Methodological proposal for the allocation of water quality monitoring stations using strategic decision analysis” foi recentemente publicado no periódico internacional Environmental Monitoring and Assessment, editorado pela SpringerLink, enquadrado como Qualis A1 na área de Engenharias I/CAPES e fator de impacto 1,959. Trata-se de um periódico de renome internacional e especializado no compartilhamento de conhecimento técnico e científico decorrentes do monitoramento e da avaliação ambiental.

O trabalho científico é de autoria do ex-aluno de doutorado em Engenharia Agrícola Micael de Souza Fraga e coautorias do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Dr. Demetrius David da Silva, do professor do Instituto Federal do Espírito Santo Dr. Abrahão Alexandre Alden Elesbon e do professor da UFPel Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes. Os autores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura da UFV.

O artigo refere-se à tese de Doutorado de Micael Fraga, do curso de Engenharia Agrícola/UFV, intitulada “Proposta metodológica para avaliação e otimização de redes de monitoramento de qualidade de água”, desenvolvido sob orientação do professor Demetrius Silva (DEA/UFV) e co-orientação dos professores Abrahão Elesbon e Hugo Guedes.

O estudo teve como objetivo propor uma metodologia para apoiar a alocação de estações de monitoramento da qualidade da água nas bacias hidrográficas. Para atingir esse objetivo, oito critérios foram selecionados e ponderados de acordo com seu grau de importância. Foi levada em consideração a opinião de especialistas em gestão de recursos hídricos. Além disso, um sistema de apoio à decisão foi projetado para que a metodologia pudesse ser usada na alocação de estações de monitoramento da qualidade da água por pesquisadores e órgãos de gestão de recursos hídricos, para ser totalmente implementada no ambiente do sistema de informações geográficas.

Para demonstrar o potencial da metodologia proposta, que pode ser utilizada em locais que possuem ou não redes de monitoramento existentes, ela foi aplicada na porção mineira da bacia do rio Doce. Como a área já possui uma rede de monitoramento com 65 estações em operação sob a responsabilidade do Instituto de Gerenciamento de Água de Minas Gerais (IGAM), sugeriu-se uma expansão da rede e uma simulação de um cenário, considerando que a área de estudo não possuía uma rede estabelecida.

Os resultados das análises consistiram em mapas de adequação, indicando os locais com maior e menor adequação para o estabelecimento das estações. Com a aplicação da metodologia, sete novos locais foram propostos para que a área de estudo tivesse a densidade recomendada pela Agência Nacional de Águas (ANA), e verificou-se que a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Caratinga (UGRH5 Caratinga) apresenta a maior deficiência estações entre as seis unidades avaliadas na porção mineira da bacia do rio Doce. No cenário simulado, considerando a inexistência de uma rede, o mapa de adequação obtido foi comparado com a rede de monitoramento existente e foi possível classificar as estações de acordo com a finalidade para a qual foram estabelecidas, como monitoramento de ambientes sob atividades antrópicas ou estabelecer parâmetros de referência para as massas de água. No geral, a metodologia proposta mostrou-se robusta e, embora os resultados fossem específicos para uma bacia, os critérios e o sistema de apoio à decisão utilizados são totalmente aplicáveis a outras áreas de estudo.

Para acessar o artigo na íntegra: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10661-019-7974-2

Publicado em 04/12/2019, na categoria Sem categoria.