Bolsista de mestrado é finalista de Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

Cássia Brocca Caballero, Mestra em Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi indicada entre os três finalistas ao Prêmio Jovem Pesquisador 2019 Edição Prof. Rubem La Laina Porto na categoria Mestrado. A distinção é promovida pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos como forma de reconhecer e valorizar jovens talentos e mostrar para a comunidade os trabalhos que se destacaram no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH).

O SBRH, que neste ano ocorre entre 24 e 28 de novembro em Foz do Iguaçu-PR, é o maior evento nacional na área de recursos hídricos. Desta forma, estudantes, pesquisadores, técnicos, profissionais, usuários, gestores e tomadores de decisão podem compartilhar conhecimentos e experiências, fazer parcerias, gerar novos negócios, construir soluções e fazer novos amigos.

Dos 67 trabalhos completos submetidos ao SBRH 2019 apenas três foram indicados para concorrer ao prêmio. Nessa etapa, o trabalho será apresentado em sessão plenária durante o evento e uma nova banca examinadora, composta por quatro pesquisadores, irá determinar o vencedor.

Cássia recebeu destaque pelo trabalho intitulado “Sensoriamento remoto aplicado ao estudo de águas interiores: monitoramento de clorofila-a em uma lagoa subtropical”. O estudo foi realizado pelo Grupo de Pesquisa Rede Temática Bióptica Aquática. O trabalho conta com uma parceria entre professores, alunos de diferentes instituições e da Polícia Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul (PATRAM).

A finalista foi bolsista de Mestrado do Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sob a orientação do professor Hugo Alexandre Soares Guedes. Atualmente, cursa o Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo o orientador, a indicação de Cássia ao Prêmio destaca a UFPel junto a importantes instituições no cenário nacional de recursos hídricos. Além disso demonstra o importante papel da UFPel no que concerne ao apoio à pesquisa e à participação de alunos em eventos científicos. “É um indicativo que a pesquisa envolvendo o uso de tecnologias na área de Recursos Hídricos só vem a acrescentar visando obter informações de grande importância, principalmente em mananciais estratégicos, como é a Lagoa Mirim”.

Equipe

Além de Cássia, integram a pesquisa o professor Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes, do curso de Engenharia Civil da UFPel; a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos Rosiméri da Silva Fraga, da UFPel; a professora Msc. Karen Gularte Peres Mendes, do Departamento de Química do Instituto Federal Sul-riograndense campus Pelotas (IFSUL); a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Alice César Fassoni-Andrade, da UFRGS; e o estudante de doutorado do Agricultural and Biosystems Engineering Vitor Souza Martins, da Iowa State University (EUA).

* Atualização: o trabalho foi o 2º colocado!!

Publicado em 17/10/2019, na categoria Sem categoria.