Início do conteúdo
    Notícias
  • Bolsista de mestrado é finalista de Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

    Cássia Brocca Caballero, Mestra em Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi indicada entre os três finalistas ao Prêmio Jovem Pesquisador 2019 Edição Prof. Rubem La Laina Porto na categoria Mestrado. A distinção é promovida pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos como forma de reconhecer e valorizar jovens talentos e mostrar para a comunidade os trabalhos que se destacaram no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH).

    O SBRH, que neste ano ocorre entre 24 e 28 de novembro em Foz do Iguaçu-PR, é o maior evento nacional na área de recursos hídricos. Desta forma, estudantes, pesquisadores, técnicos, profissionais, usuários, gestores e tomadores de decisão podem compartilhar conhecimentos e experiências, fazer parcerias, gerar novos negócios, construir soluções e fazer novos amigos.

    Dos 67 trabalhos completos submetidos ao SBRH 2019 apenas três foram indicados para concorrer ao prêmio. Nessa etapa, o trabalho será apresentado em sessão plenária durante o evento e uma nova banca examinadora, composta por quatro pesquisadores, irá determinar o vencedor.

    Cássia recebeu destaque pelo trabalho intitulado “Sensoriamento remoto aplicado ao estudo de águas interiores: monitoramento de clorofila-a em uma lagoa subtropical”. O estudo foi realizado pelo Grupo de Pesquisa Rede Temática Bióptica Aquática. O trabalho conta com uma parceria entre professores, alunos de diferentes instituições e da Polícia Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul (PATRAM).

    A finalista foi bolsista de Mestrado do Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sob a orientação do professor Hugo Alexandre Soares Guedes. Atualmente, cursa o Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Segundo o orientador, a indicação de Cássia ao Prêmio destaca a UFPel junto a importantes instituições no cenário nacional de recursos hídricos. Além disso demonstra o importante papel da UFPel no que concerne ao apoio à pesquisa e à participação de alunos em eventos científicos. “É um indicativo que a pesquisa envolvendo o uso de tecnologias na área de Recursos Hídricos só vem a acrescentar visando obter informações de grande importância, principalmente em mananciais estratégicos, como é a Lagoa Mirim”.

    Equipe

    Além de Cássia, integram a pesquisa o professor Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes, do curso de Engenharia Civil da UFPel; a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos Rosiméri da Silva Fraga, da UFPel; a professora Msc. Karen Gularte Peres Mendes, do Departamento de Química do Instituto Federal Sul-riograndense campus Pelotas (IFSUL); a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Alice César Fassoni-Andrade, da UFRGS; e o estudante de doutorado do Agricultural and Biosystems Engineering Vitor Souza Martins, da Iowa State University (EUA).

  • Curso EAD – Álea: Sistema para Mapeamento de Áreas de Riscos

    II Curso (Modalidade EAD)

    A Universidade Federal de Juiz de Fora, abre o edital 1/2019 para seleção de interessados preenchimento de vagas para o II Curso de Mapeamento de Áreas de Riscos por meio do Aplicativo Álea (Modalidade EAD).

    Cartaz

    • São 500 vagas destinadas à Gestores Públicos, Profissionais da área e comunidade em geral, conforme descrição no edital.
    • Curso gratuito.
    • Carga Horária: 60hs.
    • Necessário que o interessado possua computador com acesso à internet.
    • Desejável que o interessado possua celular ou tablet com sistema IOS (Versão > 10) ou Android (Versão > 5) e 1Gb Memória RAM.

    Edital 01/2019 – Curso de Extensão EAD

     

    Acesso ao Link para Inscrição (Exclusivo CBMMG)

     

    Acesso ao Link para Inscrição (Gestores Públicos, Profissionais, Compdecs, Estudantes e Comunidade)

    Programação do Curso:

    029065