Início do conteúdo
Sobre a professora

Helenara Plaszewski é Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu. Coordena o Curso de Especializacão área de concentração Educação. É líder do grupo de Estudos e Pesquisas na Formação de Professores e Práticas Pedagógicas (UFPel) e membro do grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI – UNIPAMPA). Colabora em conselhos editoriais, bem como é membro do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/ESEF/UFPel desde 2010. Com relação à coordenação no Programa de Pós-Graduação em Educação em nível de Especialização períodos (2017-2018; maio/2023-maio/2025) e nos Concursos Públicos, Vestibulares e entre outros Processos Seletivos da UFPel (2013-2016). Também atuou no núcleo de projetos de ensino da Pró-Reitoria de Graduação (2010-2012).

Possui Graduação em Pedagogia com habilitações em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Orientação Educacional e Magistério das Matérias do 2º Grau pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), Especialização em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Tem experiência na área da Educação, na Educação Infantil, nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, na EJA e na Formação de Professores em nível superior. Efetua atividades de ensino, extensão e pesquisa com ênfase em estudos e temas principalmente na formação inicial e continuada de professores e práticas pedagógicas.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0501305200912745

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7114-7542