Publicações

Artigos publicados:


1) FREITAS, L. F. R.; MARTINS, E. E. B. ; SENA, J. . DESPENSAR A COLONIALIDADE DESARTICULAÇÕES NARRATIVAS PARA ENSAIAR A CRÍTICA DECOLONIAL. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 25, p. 4-18, 2022.

2) DAMASCENO, V. D.; FREITAS, L. F. R. . AS NOVAS TECNOLOGIAS E O ESTABELECIMENTO DE UMA NOVA ORDEM DE COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA. Caderno de Letras, v. 40, p. 183-196, 2021.

3) NUNES, V. C. ; FREITAS, L. F. R. . ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: REFLEXÕES SOBRE A LINGUÍSTICA APLICADA CONTEMPORÂNEA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Fólio – Revista de Letras, v. 12, p. 1435-1453, 2020.

4) ASSUMPCAO, I. L. G.; VIEIRA, M. F. ; FREITAS, L. F. R. . IDENTIDADES E A DIDATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Fólio – Revista de Letras, v. 12, p. 491-505, 2020.

5) FREITAS, L. F. R.; MOITA LOPES, L. P. Vivenciando a outridade: escalas, indexicalidade e performances narrativas de universitários migrantes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, p. 147-172, 2019.

6) SILVEIRA, R. M. H. ; FREITAS, L. F. R. . LIVROS LITERÁRIOS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE LEITURA E CONVERSA LITERÁRIA. Signo (UNISC. Online), v. 43, p. 32-43, 2018.

7) FREITAS, L. F. R.. POSICIONAMENTOS INTERACIONAIS EM PEQUENAS HISTÓRIAS CONTADAS POR UM UNIVERSITÁRIO MIGRANTE – PERFORMANCES DE MASCULINIDADE HETEROSSEXUAL. Fórum Linguístico, v. 14, p. 2116-2127, 2017.

8) FREITAS, L. F. R.; MOITA LOPES, L. P. SOBRE FEMINISMO, SOBRE RACISMO, SOBRE XENOFOBIA, SOBRE TUDO. DESEQUILÍBRIOS NARRATIVOS EM PERFORMANCES HETEROSSEXUAIS DE UM ALUNO MIGRANTE BRANCO. Calidoscópio, v. 15, p. 305-216, 2017.


Livros publicados/organizados ou edições:


1.FREITAS, L. F. R.; MOZZILO, I. (Org.) ; RASSIER, L. W. (Org.) . Questões de identidade, tradução, línguas e culturas em contato. 1. ed. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2016.


Capítulos de livros publicados:


1)FREITAS, L. F. R.; VELASQUES, M. T. . Narrativas sobre tornar-se professor de línguas. In: Luciani Salcedo deOliveira; Raphael Albuquerque de Boer. (Org.). Professores(as) de línguas em uma perspectiva crítica: discursos, linguagens e identidades. 1ed.São Paulo: Pontes, 2018, p. 153-171.

2)FREITAS, L. F. R. “Há muito tempo atrás” – negociação de significados a partir de leitura compartilhada em sala de aula. In: Karla Saraiva; Bianca Salazar Guizzo. (Org.). Educação em um Mundo em Tensão. Insurgências, transgressões, sujeições.. 1ed.Canoas RS: Editora da Ulbra, 2017, p. 65-78.