Integrantes

Coordenadora

Letícia Fonseca Richthofen de FreitasPossui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2008 e 2009) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e na Universidade de Brasília (2023/2024). Atualmente é professora associada no Centro de Letras e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Coordena o Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada e Análise de Narrativas (GPLAAN) na UFPel e integra o Núcleo de Estudos Sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) na UFRGS. Desenvolve pesquisas na interface das áreas de Educação e de Letras.

Integrantes – Docentes

Vanessa Doumid Damasceno – Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Letras. É professora na Universidade Federal de Pelotas no Centro de Letras e Comunicação, CLC. Coordena o Projeto Estratégico Português para Estrangeiros na UFPEL e o Exame Celpa-Bras na Instituição. Desenvolve pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: formação de professores e português como língua adicional.
Luiza Machado da Silva – Possui graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2006), Mestrado em Letras – Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2012) e Doutorado no mesmo Programa da UCPel (2017). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguagens: Fronteiras, Identidades e Culturas (GELFIC) e Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, identidade, alteridade, cultura e construção de significados.

André Firpo Beviláqua – Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Letras / Linguística Aplicada pelo PPGL da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Licenciado em Letras Português e em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é Professor Adjunto A do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPEL. Tem experiência na área de Linguística Aplicada Crítica, atuando principalmente com os seguintes temas: (1) Educação linguística; (2) Tecnologias digitais no ensino de línguas; (3) Novos Estudos do Letramento; (4) Produção de materiais de ensino e materiais de ensino digitais; (5) Produção de cursos abertos e on-line; (6) Formação de professores.

Integrantes – Discentes

Vivian Anghinoni Cardoso CorreaLicenciada em Letras – Língua Espanhola (2004) e Língua Portuguesa (2016) pela Universidade Federal de Pelotas , mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e com experiência nas áreas de Ensino de Língua Portuguesa, Espanhola e Literatura. Atuou como professora das redes públicas estadual e municipal de 2001 a 2019. Além disso, trabalhou com pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca infantil, história das práticas de leitura, jornal infantil. De 2011 a 2015 foi professora-pesquisadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância do sistema UAB pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora do IFSul – Campus Pelotas Visconde da Graça, atuando com o ensino de Língua Portuguesa e Literatura e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas.

Viviane Peres de JesusDoutoranda em Letras/Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Letras/Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) (2016). Graduada em Licenciatura em Letras – habilitação em Português/Inglês pela UCPel (2014) e em Tecnologia em Gestão de Turismo pela mesma universidade (2010).

Profissionalmente, tem atuado como professora de Ensino Básico e de Ensino Superior em instituições públicas e privadas. Como pesquisadora, desenvolveu – no Mestrado – pesquisa em Fonologia e Fonética com o foco na aquisição da linguagem, sob a orientação da professora Dra. Carmen Matzenauer. Atualmente – orientada pela professora Dra. Letícia Freitas – tem interesse em desenvolver pesquisa sob o viés da Linguística Aplicada Indisciplinar.

Thaís de Almeida RochefortPossui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1992), graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1997) e mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2001). Atualmente é professora auxiliar da Universidade Católica de Pelotas e professora da Escola Mario Quintana. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade docente, ead, narrativas, formação docente.