Sobre

Prof. Glauber Lopes Mariano

Glauber Lopes Mariano

Entrei na graduação em meteorologia na UFAL (2000-2004) por acaso  pois pretendia fazer Ciência da Computação. Entretanto, devido as vagas disponíveis na Meteorologia fui chamado e fui realmente “pego pelo curso” devido a bolsa PIBIC de pesquisa que consegui no segundo ano. Acabei gostando bastante dessa ciência, mas sempre quis testar se computação era o que eu realmente queria. Portanto, entrei no curso superior de Sistemas de Informação do CEFET/AL (hoje conhecido como Instituto Federal de Alagoas) (2001-2004) e percebi que realmente achava melhor a Meteorologia.

Na graduação entre várias áreas, desenvolvi trabalhos sobretudo em Radiação Solar, Biometeorologia, Micrometeorologia e Poluição Atmosférica, sendo que nesse último também desenvolvi o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Entrei no mestrado em meteorologia na UFAL (2004-2006) e trabalhei novamente na área de Poluição Atmosférica. No doutorado no INPE (2006-2010) desenvolvi trabalho na área de sensoriamento remoto com laser (LIDAR) mas, novamente, voltado para a Poluição Atmosférica.

Trabalhei quase um ano (2010-2011) na Divisão de Satélites e sistema Ambientais do Centro de Previsão do Tempo e Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DSA/CPTEC/INPE) na área de sondagens atmosférica a partir de satélites. Desenvolvendo novos produtos e melhorias de produtos já disponibilizados pela Divisão.

Atualmente (2011- …) sou professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) nas disciplinas:

Semestre 01/2013

– Climatologia (Depto. de Meteorologia)- Divisão de disciplina

– Meteorologia Básica I

– Tópicos especiais em Meteorologia (mestrado em Meteorologia)

 

Link para currículo lattes:

Lattes – Glauber Lopes Mariano

Para entrar em contato através de mensagem/email, utilize o menu superior “contato”