Anais

2024

 

O programa escola em tempo integral e as disputas em torno das diferentes concepções de educação no contexto das políticas educacionais brasileiras.

BATISTA, Alisson Castro; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. O Programa Escola em Tempo Integral e as disputas em torno das diferentes concepções de educação no contexto das políticas educacionais brasileiras. In: Intercrítica 2024 – Formação de trabalhadores em tempos de reformas educacionais e lutas antifascistas: contradições, mediações e desafios, 2024, [Santa Catarina]. Anais da Intercrítica 2024 – Formação de trabalhadores em tempos de reformas educacionais e lutas antifascistas: contradições, mediações e desafios.

 

Uma investigação sobre perfil de docentes do Rio Grande do Sul.

BUCHWEITZ, Michele Josiane Rutz; NEUTZLING, Vitória Kaster; DE JESUS, Annelise Costa; BATISTA, Alisson Castro. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERFIL DE DOCENTES DO RIO GRANDE DO SUL. In: II Seminario Alfarede, 2024, Campinas. Anais do II Seminário Alfarede. Disponível em: Anais do II Seminário AlfaRede | Even3 Publicações

 

A Política Nacional de Alfabetização e o ensino de matemática nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

DE JESUS, Annelise Costa; FIGUEREDO OLIVEIRA, João Henrique; HIRDES, João Carlos Roedel. A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XV Reunião regional da ANPED Sul, 2024, [São Leopoldo]. Anais da XV Reunião regional da ANPED Sul. 

 

Direito à educação e reconfiguração do trabalho docente: conhecendo os efeitos da pandemia Covid-19.

DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; DA SILVA CRUZ, Shirleide Pereira; VIEIRA, Lívia Fraga; DA SILVA, Luciana Leandro. DIREITO À EDUCAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: CONHECENDO OS EFEITOS DA PANDEMIA COVID-19. In: XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE), 2024, [Brasil]. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE). [Brasil] 2024. 

 

A Economia Política da ausência na escola pública e os desafios para o direito à educação.

DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; DIAS, Eugênia Antunes; NEUTZLING, Vitória Kaster. A ECONOMIA POLÍTICA DA AUSÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA E OS DESAFIOS PARA O DIREITO À EDUCAÇÃO. In: XV Reunião regional da ANPED Sul, 2024, [São Leopoldo]. Anais da XV Reunião regional da ANPED Sul. 

 

Direito à educação e reconfiguração do trabalho docente: conhecendo os efeitos da pandemia Covid-19.

HALLWASS, Lia Cristiane Lima; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. DIREITO À EDUCAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: CONHECENDO OS EFEITOS DA PANDEMIA COVID-19. In: XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE), 2024, [Local]. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE). [Local]: 2024.

 

A Política Nacional de Alfabetização e  ensino de matemática nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

HIRDES, João Carlos Roedel; DE JESUS, Annelise Costa; FIGUEREDO OLIVEIRA, João Henrique. A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XV Reunião regional da ANPED Sul, 2024, [São Leopoldo]. Anais da XV Reunião regional da ANPED Sul.

 

Retorno às aulas presenciais: importância da formação continuada na profissão docente.

NEUTZLING, Vitória Kaster; BUCHWEITZ, Michele Josiane Rutz; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; PORTO, Gilceane Caetano. Retorno às aulas presenciais: importância da formação continuada na profissão docente. In: II Seminário AlfaRede, 2024, Campinas. Campinas. Anais do II Seminário Alfarede. Disponível em: Anais do II Seminário AlfaRede | Even3.Publicações.

 


2023

 

Aprofundamento das desigualdades educacionais durante a pandemia de Covid-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino.

BATISTA, Alisson Castro; ALLEGRETTI, Giovanna; MESENBURG, Fernanda Arndt; SANTIAGO, Raíssa Souza; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino. In: VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, 2023, [Brasil]. Anais do VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF. Disponível em:  https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/schedConf/presentations.

 

Desafios enfrentados por professoras da rede municipal de Pelotas no retorno à presencialidade: intensificação e autointensificação do trabalho docente.

BATISTA, Alisson Castro; PORTO, Gilceane Caetano; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Desafios enfrentados por professoras da rede municipal de Pelotas no retorno à presencialidade: intensificação e autointensificação do trabalho docente. In: 8º Seminário Nacional de Formação Continuada de Professores | 1º Fórum Municipal de Alfabetização. GEPFICA: 20 anos de trajetórias formativas, 2023, [Santa Maria]. Anais do 8º Seminário Nacional de Formação Continuada de Professores | 1º Fórum Municipal de Alfabetização. GEPFICA: 20 anos de trajetórias formativas.

 

O retorno ao ensino presencial e o início da educação integral: os desafios encontrados por professoras de uma escola municipal de Pelotas.

BATISTA, Alisson Castro; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL E O INÍCIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS. In: 9ª SIIEPE – XXV ENPÓS, 2023, [Pelotas]. Anais da 9ª SIIEPE – XXV ENPÓS. [Pelotas]:  2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/enpos/anais/anais-2023/

 

Os desafios da mulher no trabalho docente no ensino superior.

BUCHWEITZ, Michele Josiane Rutz; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Os desafios da mulher no trabalho docente no ensino superior. In: 9ª SIIEPE – XXV ENPÓS, 2023, [Pelotas]. Anais da 9ª SIIEPE – XXV ENPÓS. [Pelotas]: 2023. Disponível em:  https://wp.ufpel.edu.br/enpos/anais/anais-2023

 

Tecnologias digitais no retorno presencial às escolas: possibilidades a partir de duas redes no interior do RS.

DE JESUS, Annelise Costa; ALLEGRETTI, Giovanna; DIAS, Eugênia Antunes; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO RETORNO PRESENCIAL ÀS ESCOLAS: POSSIBILIDADES A PARTIR DE DUAS REDES NO INTERIOR DO RS. In: 9ª SIIEPE – XXXII CIC, 2023, [Pelotas]. Anais da 9ª SIIEPE – XXXII CIC. [Pelotas]: 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/cic/anais/

 

Tecnologias digitais pós-ensino remoto emergencial: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola.

DE JESUS, Annelise Costa; ALLEGRETTI, Giovanna; DUARTE DE DUARTE JUNIOR, Arnaldo Antônio; DIAS, Eugênia Antunes. TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola. In: VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, 2023, [Brasil]. Anais do VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/schedConf/presentations  

 

As atividades escolares pós pandemia: autointensificação e adoecimento.

DE JESUS, Annelise Costa; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; PORTO, Gilceane Caetano. AS ATIVIDADES ESCOLARES PÓS PANDEMIA: AUTOINTENSIFICAÇÃO E ADOECIMENTO. In: V Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica, 2023, [Pelotas]. Anais do V Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica. Disponível em:  GT1. CURRÍCULO, CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (ufpel.edu.br)

 

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: discursos e contexto de criação.

DE JESUS, Annelise Costa; PORTO, Gilceane Caetano; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: discursos e contexto de criação. In: 9ª SIIEPE – XXV ENPÓS, 2023, [Pelotas]. Anais da 9ª SIIEPE – XXV ENPÓS. [Pelotas]: 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/enpos/anais/anais-2023/

 

Direito à educação e desigualdades: análises desde o Sul.

DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Direito à Educação e desigualdades: análises desde o Sul. In: Escola Doutoral Direito à educação e reestruturação da profissão docente: narrativas e políticas públicas, 2023, [Bahia]. Anais da Escola Doutoral Direito à educação e reestruturação da profissão docente: narrativas e políticas públicas.

 

Perspectivas: direito à educação e docência na educação básica.

DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Perspectivas: direito à educação e docência na educação básica. RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS DA PANDEMIA SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, 2023.

 

Das revoluções industriais à inteligência artificial – transformações tecnológicas, trabalho e educação.

HALLWASS, Lia Cristiane Lima; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Das revoluções industriais à inteligência artificial – transformações tecnológicas, trabalho e educação. In: 41ª Reunião Nacional da ANPEd, 2023, [Manaus]. Anais da 41ª Reunião Nacional da ANPEd. Disponível em:

https://http://base.pro.br/sites/41anped/docs/13293-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf.

 

Curriculares, nova gestão pública e formação universitária no século XXI.

HALLWASS, Lia Cristiane Lima; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. TEORIAS CURRICULARES, NOVA GESTÃO PÚBLICA E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NO SÉCULO XXI. In: 9ª SIIEPE – XXV ENPÓS, 2023, [Pelotas]. Anais da 9ª SIIEPE – XXV ENPÓS. [Pelotas]: 2023. Disponível em:  https://wp.ufpel.edu.br/enpos/anais/anais-2023/.

 

Fim do ensino remoto: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública.

HIRDES, João Carlos Roedel; MENDES, Rafael; BATISTA, Alisson Castro. FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública. In: VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, 2023, [Brasil]. Anais do VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/schedConf/presentations

 

Entre o planejamento das redes e o efetivo retorno às aulas presenciais: um estudo sobre uma rede municipal.

MESENBURG, Fernanda Arndt; DIAS, Eugênia Antunes; BATISTA, Alisson Castro; SANTIAGO, Raissa Souza; MARTINS, Luzia Helena Brandt; DE SOUZA, Mateus Valadão; PORTO, Gilceane Caetano. ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal. In: VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, 2023, [Brasil]. Anais do VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/paper/view/2657.

 

Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia.

NEUTZLING, Vitória Kaster; PORTO, Gilceane Caetano; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia. In: 9ª SIIEPE – XXXII CIC, 2023, [Pelotas]. Anais da 9ª SIIEPE – XXXII CIC. [Pelotas]: 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/cic/anais/  

 

Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia.

NEUTZLING, Vitória Kaster; PORTO, Gilceane Caetano; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. Alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia. In: 8º Seminário Nacional de Formação Continuada de Professores | 1º Fórum Municipal de Alfabetização. GEPFICA: 20 anos de trajetórias formativas, 2023, [Santa Maria]. Anais do 8º Seminário Nacional de Formação Continuada de Professores | 1º Fórum Municipal de Alfabetização. GEPFICA: 20 anos de trajetórias formativas.

 

Acompanhamento das aprendizagens da leitura e da escrita no retorno às aulas presenciais.

PORTO, Gilceane Caetano; DE JESUS, Annelise Costa; MESENBURG, Fernanda Arndt; SANTIAGO, Raíssa Souza; DE SOUZA, Mateus Valadão; MARTINS, Luzia Luzia Helena Brandt; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS. In: VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, 2023, [Brasil]. Anais do VI Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF. Disponível em: https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/viconbalf/schedConf/presentations

 


2022

 

O PPP na Vida escolar: uma análise do cotidiano de escolas municipais.

DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; PORTO, Gilceane Caetano; DE JESUS, Annelise Costa. O PPP NA VIDA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO COTIDIANO DE ESCOLAS MUNICIPAIS. In: XIV Reunião regional da ANPED Sul, 2022, [Cascavel]. Anais da XIV Reunião regional da ANPED Sul. [Brasil]: 2022. Disponível em:  2022 – XIV ANPEd Sul

 

Desafios da Alfabetização no Brasil durante a pandemia.

DE JESUS, Annelise Costa; PORTO, Gilceane Caetano; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA. In: 8ª SIIEPE – XXXI CIC, 2022, [Pelotas]. Anais da 8ª SIIEPE – XXXI CIC. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/cic/anais/anais-2022/

 

O vírus do Capital: as mutações do capitalismo e a precarização do trabalho docente.

FIGUEREDO OLIVEIRA, João Henrique; HIRDES, João Carlos Roedel; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. O Virus do Capital: as mutações do capitalismo e a precarização do trabalho docente. In: XIV Reunião regional da ANPED Sul, 2022, [Cascavel]. Anais da XIV Reunião regional da ANPED Sul. [Brasil]: 2022. Disponível em:  2022 – XIV ANPEd Sul

 

A Política Nacional de Alfabetização: O que revelam as pesquisas mais recentes.

MESENBURG, Fernanda Arndt; PORTO, Gilceane Caetano; DE JESUS, Annelise Costa. A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE REVELAM AS PESQUISAS MAIS RECENTES. In: XIV ANPEd Sul, 2022, [Cascavel]. Anais do XIV ANPEd Sul. Disponível em:   2022 – XIV ANPEd Sul.

 


2021

 

Usos e desusos dos PPPS: uma análise sobre a rede municipal do Capão do Leão.

DE JESUS, Annelise Costa; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. USOS E DESUSOS DOS PPPs: UMA ANÁLISE SOBRE A REDE MUNICIPAL DO CAPÃO DO LEÃO. In: 7ª SIIEPE – XXX CIC, 2021, [Pelotas]. Anais da 7ª SIIEPE – XXX CIC, 2021. Disponível em: Anais 2021 | XXXIII CIC (ufpel.edu.br)

 

O ensino remoto em uma rede municipal: desafios e resistências.

DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; PORTO, Gilceane Caetano; DIAS, Eugênia Antunes; DE JESUS, Annelise Costa; ALLEGRETTI, Giovanna; MESENBURG, Fernanda Arndt; HIRDES, João Carlos Roedel; GARCIA, Leticia Gabrieli Vivian. O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências. In: V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, 2021, [Brasil]. Anais do V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF. Disponível em:  V CONBAlf | Abalf

 

A Política Nacional de Alfabetização em uma rede municipal: retrocesso e resistência docente.

DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; PORTO, Gilceane Caetano; MESENBURG, Fernanda Arndt; ALLEGRETTI, Giovanna; HIRDES, João Carlos Roedel; DIAS, Eugênia Antunes; DE JESUS, Annelise Costa. A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente. In: V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF, 2021, [Brasil]. Anais do V Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBALF. Disponível em:  V CONBAlf | Abalf

 

A contratação de professoras temporárias e a precarização do trabalho docente.

FIGUEREDO OLIVEIRA, João Henrique; HIRDES, João Carlos Roedel; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORAS TEMPORÁRIAS E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. In: 40ª Reunião Nacional ANPEd, 2021, [Belém do Pará]. Anais da 40ª Reunião Nacional ANPEd. [Rio de Janeiro]: 2021.

 


2020

 

O fenômeno de exclusão no ensino superior um estudo sobre o curso de Ciências Sociais da UFPel.

ALEGRETTI, Giovanna; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; MESENBURG, Fernanda Arndt. O FENÔMENO DE EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPEL. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), 2020, [Chapecó]. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE). [Chapecó]:  2020. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14867

 

O estado do conhecimento sobre gestão escolar.

MESENBURG, Fernanda Arndt; DEL PINO, Mauro Augusto Burkert; ALEGRETTI, Giovanna. O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE GESTÃO ESCOLAR. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), 2020, [Chapecó]. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE). [Chapecó]: 2020. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14865.