O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP reúne docentes, técnicos em educação e estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, o que lhe confere um caráter interdisciplinar, tendo por objetivo contribuir para o fortalecimento da escola pública. Para tanto, visa desenvolver pesquisas que articulem conhecimentos nas áreas da formação de professores, da política educacional, das práticas pedagógicas e do currículo, da alfabetização e letramento, do trabalho docente, do planejamento, gestão e avaliação educacionais.
Com estudos e pesquisas desde a educação fundamental até o ensino superior, o grupo busca criar relações e estabelecer articulações com escolas públicas e mantenedoras de sistemas públicos de ensino. A partir do enfoque interdisciplinar, é intenção agregar conhecimentos que possibilitem à escola pública atingir plenamente o compromisso com a inclusão, com a gestão democrática e com a transformação social.
O GIPEP integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Políticas Públicas e Trabalho Docente, a Rede Nacional de Alfabetização (AlfaRede), a Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDESTRADO) e o Observatório da Educação Básica: Impactos da Pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente.
Seus/as pesquisadores/as atuam junto a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).