Início do conteúdo
Work with me

(Portuguese, only)

(Confira Seleção 2020/1, com algumas propostas de trabalho)

Sou Professor Associado II na Universidade Federal de Pelotas, habilitado a orientar em nível de doutorado, mestrado e graduação no cursos desta Instituição. Consulte-me, diretamente, para saber minha disponibilidade de orientação. Considero importantíssimo, para o desenvolvimento de trabalhos nas áreas que atuo, que o candidato à orientação possua habilidades consolidadas em programação.

 

Meus temas centrais de pesquisa envolvem o Processamento de Alto Desempenho (PAD). Neste contexto, grande parte dos meus esforços estão voltados ao estudo de aspectos de interface de programação e escalonamento de threads ambientes de programação multithread. Tenho n sugestões de trabalho nesta área, havendo interesse ou uma sugestão n+1, me procure.

 

Outra frente de trabalho em PAD é Computação em Nuvem, onde o desenvolvimento de aplicações e o escalonamento de tarefas visando redução do consumo energético são os aspectos tratados atualmente por alunos de graduação e mestrando. Novas abordagem com propostas em aberto envolvem a exploração do modelo BSP e a especificação de um modelo de negócios voltado ao suporte à pesquisa. Neste contexto tenho uma nova frente aberta, envolvendo Inteligência Artificial e Computação na Névoa: Tratamento de Dados Sensoriados nas Bordas Computacionais: Uma Abordagem Explorando Deep Learning em GPUs Embarcadas.

 

Em Computação Aplicada, tenho projeto ativo envolvendo catalogação e identificação de sementes. Este trabalho envolve o desenvolvimento de técnicas para identificação de espécies de semente, apoiado em imagens ou descrição. Trata-se de um projeto interdisciplinar associado ao Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel. No campo da Computação Aplicada, abordagens em aberto envolvem previsão meteorológica de microclima e manipulação de sequências (DNA).

 

Outra linha de pesquisa que desenvolvo está relacionada ao Pensamento Computacional. Nesta frente de trabalho, meu enfoque está na utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, como suporte ao desenvolvimento de atividades para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.