Amazônia 1

O primeiro satélite de observação da Terra desenvolvido e operado pelo Brasil é o Amazonia 1.

A missão Amazônia fornecerá dados de sensoriamento remoto (imagens) para observação e monitoramento do desmatamento, principalmente na região amazônica, e implantará uma produção agrícola diversificada com alta taxa de retorno em todo o país, buscando complementar os planos ambientais existentes.

O lançamento ocorreu na Índia e o satélite foi enviado há dois meses. Cerca de 300 milhões de reais foram investidos no desenvolvimento de satélites. O contrato do veículo indiano custou mais 20 milhões de reais.

O aparelho é resultado de oito anos de trabalho e foi desenvolvido integralmente no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, localizado no interior de São Paulo. Dois projetos semelhantes serão lançados em um futuro próximo: Amazônia-1B e Amazônia-2.

Possui um imageador óptico de visão ampla (câmera com 3 bandas no espectro visível) e uma banda próxima ao espectro infravermelho (infravermelho próximo ou NIR) .Pode observar cerca de 850 km com resolução de cerca de 60 metros.

Sua órbita foi projetada para fornecer uma alta frequência de retorno (5 dias), para que possa fornecer uma quantidade significativa de dados de um mesmo ponto do planeta. Esse recurso é extremamente valioso em aplicativos como um alerta de desmatamento na Amazônia, pois aumenta a probabilidade de capturar fotos úteis quando há cobertura de nuvens na região.

Os dados gerados ainda ajudarão a participar de outras aplicações relacionadas, como: monitoramento de áreas costeiras, reservatórios, florestas naturais e plantadas, desastres ambientais, etc.

Finalmente, como os satélites de sensoriamento remoto anteriores foram desenvolvidos em cooperação internacional com outros países, a missão Amazônia consolidará o conhecimento do Brasil no desenvolvimento geral de missões espaciais usando satélites estabilizados de três eixos. Saiba mais

Arte: Junior Miranda / Homem do Espaço

Arte: Junior Miranda / Homem do Espaço