Guia semestre online UFPel

Como muitos já estão sabendo, a UFPel aderirá a atividades a distância para minimizar os efeitos do afastamento pelo COVID. Ficou estabelecido pelo COCEPE o calendário acadêmico do link abaixo:

https://sei.ufpel.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1093670&id_orgao_publicacao=0

Esclarecerei algumas dúvidas gerais que muitos têm e depois apresentarei o que a geografia fará:

– Quem se matriculou em 2020/1, terá essa matrícula feita suspensa até o retorno presencial. Quando retornarmos presencialmente (provavelmente) retornará como parou, com mesmos horários e matrículas. A reitoria não foi totalmente clara quanto a isso, mas é a informação até o momento.

– Serão ofertadas disciplinas optativas para serem realizadas a distância.

– Todos que haviam se matriculado corretamente (aluno já em andamento) ou confirmado a matrícula (aluno ingressante) terão a vaga garantida, matriculando-se nas ofertas online ou não. Esse período também não contará para jubilamento. Ou seja, poderá fazer, mas não será obrigatório.

– As disciplinas acontecerão a distância. A Universidade está buscando meios de dar acesso a quem não possui boa internet ou equipamentos, mas até o momento ainda não tinham detalhes de como irão fazer isso. Assim que tiver, certamente vocês receberão um e-mail da própria reitoria (UFPel informa… ) alertando sobre esse ponto.

“De um modo simplificado, eu resumiria esse período a ofertas de disciplinas concentradas entre os semestres: é mais rápida, não afeta o andamento normal do curso e somente faz quem quiser, quem não quiser não é penalizado por isso.”

– As matrículas serão como em um semestre regular: vou divulgar previamente para vocês as disciplinas que estão ofertadas, vocês farão a solicitação online, o sistema processa e vocês “frequentarão as aulas” via AVA (moodle). Para quem não souber essa última parte, se não vier um guia de toda a instituição, farei um simplificado explicando os principais pontos para vocês.

Especificamente da geografia:

Serão ofertadas as disciplinas, conforme o quadro de vagas abaixo, as disciplinas que não aparecerem na oferta regular poderão solicitar a vaga na correção, via formulário que disponibilizarei. O motivo de algumas disciplinas não aparecerem é elas serem originariamente de outro curso (lic <-> bac) ou currículo (velho <-> novo) e com isso o sistema vai dar preferência a quem estiver realizando o de seu próprio.

Na correção, a preferência se dará da seguinte forma: 1º – menor número de matrículas online. 2º matrícula mais antiga no curso. Ou seja, na intenção de que o maior número de alunos possa participar, e em caso de empate, preferência para quem teoricamente está mais perto do final.

Grupo de estudo GEOTER

Prezad@s Colegas,
Convidamos a tod@s para participar do grupo de estudo GEOTER – Segurança Pública.
Serão realizados debates (virtuais) neste ano que envolvem as organizações criminais, tráfico de drogas na fronteira sul e suas dinâmicas territoriais.
Os participantes terão direito a certificado emitido através do projeto de Ensino – GEOTER/UFPel.
Nosso primeiro encontro ocorrerá no dia 03 de junho as 15 horas.
Um forte abraço e saudações geográficas.

Informações sobre professores no curso

Como alertado desde antes da matrícula, quando divulguei o horário, informei que alguns professores não estariam e estávamos dependendo de situações para saber como ficariam as disciplinas. Após isso ainda ocorreram outros acontecimentos e mais professores não se encontravam.
No sentido de minimizar toda a confusão, vou apresentar o cenário atual, com base nas informações que tenho até o momento:

Disciplinas que constavam Sidney e Moisés, professores do curso estão cobrindo. Quem está cobrindo qual turma não tenho a informação, mas creio que após 1 semana a própria turma tenha essa informação certinho.
Disciplinas que constavam Liz, Sandro e Rosa não tem professor até o momento, e não tenho estimativa de quando iniciarão. Sugiro que aguardem uma comunicação oficial informando sobre isso (mas acompanhem o e-mail e o site do curso, pois muitas vezes a comunicação foi enviada e o aluno que não viu).

Resultado (será atualizado diariamente após novo ciclo neste post) (atualizado 12/03 17h)

Resultado conforme os critérios anteriormente divulgados para as vagas disponíveis. Quadro de vagas após a distribuição do dia 1 será atualizado e postado aqui em breve.

Quem está em verde conseguiu vaga, em amarelo ou está na suplência ou houve colisão de horários, e ai foi seguida a ordem de solicitação do aluno para definir com qual vaga ficaria.

A autorização pode ser entregue presencialmente até às 22h do dia 10 (campus 2, sala 109 A), enviada via SEI pelo colegiado (individualmente ou autorizando todos) até as 16h do dia 11, ou, ai sem a garantia pelo colegiado, presencialmente até as 16h do dia 11 (colocando embaixo da porta ou entregando na portaria. Caso o documento não chegue não nos responsabilizaremos). Autorizações não recebidas até o prazo liberará vaga para os suplentes, que seguirá a lista do quadro.


Vagas atualizadas após o 1º dia:

Link para o formulário para solicitar aqui!

Atualização 11/03 pós 16h
Todas as autorizações foram entregues conforme o prazo estabelecido, portanto as vagas restantes do quadro acima não foram alteradas. Os suplentes de geografia rural e juventude rural somente serão considerados (na mesma ordem das classificações já apontadas) em caso de desistência (neste período até amanhã) de algum aluno da matrícula especial, algo que geralmente não ocorre.

Por comunicação da matemática, as vagas de libras passaram da Aline e Fábio para Santiago e Fabiane (seus suplentes) e já foram autorizadas. Caso alguém acabe desistindo (improvável) a 1ª suplente passa a ser a Jaqueline.

Vagas deferidas e já com a devida autorização recebida:

Mateus Thiel – Form. Terr. RS t1;

David da Silva Pacheco – Form. Terr. RS t1;

David da Silva Pacheco – Geoprocessamento.

Pedido indeferido, por não oferta de vagas, conforme a tabela apresentada:

Nathália Cristina Bernardes Cerutti – Cartografia básica.

Próxima atualização, com pedidos que chegaram de 11/03 16h até 12/03 15:59 será dia 12/03 pós 16h.

Atualização 12/03 pós 16h

Incluídos Bruna em Metodologia de Pesquisa; Letícia e Thaís em Geoprocessamento. Solicitações de Juventude Rural e Geografia Rural já havia até lista de espera dos dias anteriores, não há como atender.

Considerando o fim do prazo, agora será por ordem de pedido, seja presencial ou via formulário. Se vir de cursos que não autorizaram globalmente, será necessário trazer a autorização do seu curso. Atendimento até as 22 horas. Campus 2 sala 109 A.

Matrícula especial para alunos de fora da geografia

Como comentado quando da publicação do post, às 15:07, complemento trazendo os detalhes:

Solicitações que chegarem até amanhã (10/03) às 15:59 serão considerados dia 1. Terão até o dia seguinte (11/03) às 16h para entregar a autorização. Até as 22h presencialmente no colegiado ou se fora desse horário, na portaria ou abaixo da porta (com total confiabilidade somente das 16h às 22h, os demais depende do documento chegar no destino).

Referente à classificação para a ocupação das vagas, como publicado anteriormente, os critérios são os seguintes:

– 1º critério: DIA da solicitação. Serão processadas todas as solicitações do referido dia para passar ao dia seguinte. Logo, a última pessoa classificada no dia 1 (até 10/03 às 15:59) ficará a frente da primeira pessoa classificada no dia 2 (até 11/03 às 15:59).
– 2º critério: Regulares: alunos com matrícula 1920 têm preferência para disciplinas do 2º semestre, 1910 para o do 3º, e assim por diante. (CRITÉRIO SOMENTE PARA CORREÇÂO)
  2º critério: antiguidade: (quanto mais antiga a matrícula, mais a frente na classificação).
  3º critério: mais disciplinas cursadas no currículo.
4º critério: (em caso de tudo anterior ter ficado empatado) horário da solicitação.

Como essa avaliação não é simplesmente pegar por ordem de pedido, não será instantânea a publicação quando fechado o prazo, portanto pedimos um pouco de paciência, já que as 16h começará a apuração para a publicação.

Referente a autorização, ela é emitida pelo seu colegiado. Seu colegiado pode enviar via sistema (autorizando todos os alunos ou uma lista específica), ou vocês podem trazer a autorização assinada. Se for a autorização assinada, se ela especificar disciplina somente valerá para a disciplina especificada. Se for ampla (ou não preenchida a disciplina, somente assinada) é aceita como autorizando qualquer disciplina.

Complementarei esse post tão logo seja possível. Disciplinas que não temos garantias de professor devem ser evitadas, mas se alguém precisar muito e quiser arriscar, é possível que ocorram. O quadro de vagas já está completo, o texto que será melhorado.

Link do formulário para o preenchimento aqui

atendimento em 06/03 – jubilamento

Devido à formatura externa que ocorrerá, o atendimento externo presencial do colegiado no dia 06/03 será restrito ao horário das 16h às 17h.

Considerando que há como solicitar a correção de matrícula via formulário online (ver post aqui ) a alteração do atendimento presencial não comprometerá o processo de correção. Via formulário serão aceitas solicitações até as 22h, pois após este horário efetuarei o que ainda estiver ali pendente.

Considerando que o prazo dado para o atendimento para os jubilamentos conforme outro post aqui tem como data final 06/03, este prazo será ampliado até 09/03 (segunda), e ainda constam pendentes os alunos abaixo listados:

– CÍNTIA ALESSANDRA DA SILVA VAZ
– MIRIAM FEIJÓ MORAIS
– WILLIAM MIRANDA DE LIMA
– TAMIRES GOULART RIBEIRO
– SANDRO HILARIO LEITZKE
– CLAUDIO POST THUMÉ
– MARCIA FABIANI

Caso os alunos listados não compareçam hoje 05 (até 22h), sexta 06 (entre 16h e 17h) ou segunda 09 (entre 16h e 22h) será encaminhado o processo para o jubilamento.

atualizando correções e matrículas especiais geo (post será atualizado diariamente)

Atualizado solicitações de correção até 05/03 às 16h, matrículas especiais até 04/03 às 21h.

Realizadas as correções solicitadas, exceto as listadas abaixo, que possuem algum problema:

  • Natasha Rocha Fredes – sem vaga em TPP noturna;
  • Luiza Silva de Oliveira – cartografia básica colide com algo que estás;
  • Vinicius Bruno Gonçalves – metodologia 4 colide com algo que estás;
  • Vanessa da Silva Schug – já cursou metodologia 1;
  • alguns alunos erroneamente haviam solicitado correção no formulário de matrícula especial. Correções efetuadas no sistema, exceto:
  • Henrique Gotaldo Lemos batista – sem vaga em geologia e cartografia básica que não coincidam com o que já está matriculado.
  • Leonardo Cordeiro – sem turma disponível de geologia 2 (único demandante);
  • Maria Clara Silva Azevedo – sem vaga em metodologia científica e tecnológica;
  • Isabela Guimarães Madeira – sem vaga em qualquer EBOPP, Geologia 1 t1 e Cartografia t1;
  • DENNIS ALMEIDA DE SÁ BRITTO – Análise de Bacias e EIA RIMA possuem pré-requisitos não cursados.
  • Vanessa da Silva Schug – Geo Política turma 1/3º semestre sem vaga, estou buscando possível aumento;
  • Rodrigo Cardoso Martins – Geo Política turma 1/3º semestre sem vaga, estou buscando possível aumento;
  • Samuel de Jesus Cabral – a disciplina solicitada não é de nenhum curso de geografia.
  • Eduardo Barbachan Dubreuilh Borba – não matriculado em Seminário de Monografia (Tiaraju) por débito de documentos, regularizar e informar.

Matrículas especiais:

Não foi aplicado critério de desempate em quem é do mesmo semestre, pois é algo que não seria necessário usar em todos os casos. Lembrando que matrícula especial depende da sobra de vagas da correção.

Devido ser a única alteração, não atualizarei a imagem. Excluído Dennis das listas de geo política.

horário de atendimento – correção de matrícula – matrícula especial (somente para alunos geo)

Horário de atendimento: Considerando determinações da Instituição devido a decisões de órgãos de controle (CGU, MPU, etc), conforme publicação da Reitoria, a Universidade está se adequando a essa demanda, por esse motivo o horário postado é provisório, podendo sofrer alterações futuras.

Até que se tenha uma atualização (que pode ser em breve), o horário será, a partir de março, das 16:00 às 22:00.

Correções de matrícula: Como informado anteriormente, estou disponibilizando o formulário para a solicitação à distância da correção. O processamento dela se dará a partir das 16:00 horas, portanto pedidos de agora até às 15:59 de segunda (02) será considerado 1º dia, para os critérios de desempate já descritos anteriormente. Os demais dias seguirão a mesma lógica (virando o dia às 16 horas).

Formulário de Correção aqui!

Matrícula especial de Geo para Geo: O resultado das solicitações somente poderá ser definitivo ao fim do período de correções, porém as solicitações são recebidas da mesma forma que a correção, com virada de dia às 16 horas.

Formulário de Matrícula especial de Geo para Geo aqui!

Matrícula especial de Geo para outros cursos: apenas reforçando, mas quem tiver interesse solicite a autorização pelo e-mail col.geografia@hotmail.com informando nome e número de matrícula.

Matrícula especial de outros cursos para Geo: será disponibilizado formulário similar aos anteriores desse post, futuramente, acompanhado do quadro de vagas disponíveis, não usem os formulários que estão acima.