Matrículas especiais

Dividirei esse assunto em 3 tópicos: alunos geo fazendo disciplinas de fora; alunos geo fazendo disciplinas geo; alunos de fora fazendo disciplinas geo.

Geo -> fora:

Alunos geo que resolvam fazer disciplinas em outros cursos devem verificar a disponibilidade com o Colegiado do curso alvo (não comigo) da vaga desejada, incluindo o horário. Uma boa opção para auxiliar na busca é consultar o (https://institucional.ufpel.edu.br/) pois as informações vão estar aproximadamente certas nesta plataforma. Os pré-requisitos não são seguidos à risca nesse período, mas não quer dizer que o curso alvo não possa exigi-los, então quanto mais absurdo o pedido, mais chance de ser rejeitado (evidente que ninguém aqui iria conseguir vaga em uma suposta cirurgia básica 3, por exemplo).

Método de solicitação:

De 04 a 06/03 vocês solicitam diretamente no cobalto.

Dia 07/03 eu autorizo as solicitações (não será negada nenhuma solicitação por aqui, mas alerto que fazer disciplina totalmente sem relação com o curso de geografia depois não contará como optativa, é apenas por interesse pessoal mesmo. Exemplos que já apareceram: basquete/musculação).

Dia 08/03 o curso avalia, conforme seus critérios, diretamente no cobalto.

Geo -> Geo:

Um pouco diferente do caso de cima, aqui as matrículas especiais se aproximam bastante de uma correção: se tiver o pré-requisito compatível, pode fazer no “curso irmão”, se não tiver o pré-requisito, a matrícula especial não servirá como atalho. O sistema de matrícula especial serve também para incluir aquelas optativas que não apareceram na regular/correção, por estarem ofertadas com o código do outro curso.

Referente a vagas, sugiro que não se baseiem pelo institucional nem pela tabela abaixo, e façam a solicitação. Se for possível reajustar, considerando a lotação atual e todos os critérios já apresentados, será feito tal ajuste.

Verifiquem os horários para verem e reverem as possíveis opções e informações pertinentes (que imagino que todos já leram com total atenção, né… hehe) Link com o horário e informações relevantes: https://wp.ufpel.edu.br/geografia/2022/02/07/horarios-e-informacoes-2021-2/

Os prazos são os mesmos do tópico de cima: de 04 a 06/03 para solicitar, dia 08/03 com a resposta, diretamente no cobalto.

Fora -> Geo:

O sistema mudou um pouco nos últimos semestres, então descreverei brevemente o atual, para quem ainda não recebeu essa informação de seu curso:

Primeiramente vocês solicitam a vaga no cobalto (04/03 a 06/03). Depois (07/03) o colegiado do seu curso tem que autorizar sua matrícula especial, se não fizer, não temos como aceitá-lo quando chegar a próxima etapa. No dia seguinte (08/03) o colegiado da geografia avalia os pedidos diretamente no cobalto, já incluindo as matrículas aceitas. O critério de classificação de prioridades certamente não será quem solicitou antes, então não precisam ir correndo solicitar no primeiro minuto. Caso a UFPel forneça a informação (como ocorre na correção), será média (bem provável). Caso não forneça, será número de matrícula mais antigo (menor número, no caso). Se a UFPel estabelecer critério diferente desses para todos os cursos seguirem, por óbvio se sobreporá aos indicados.

Além das vagas indicadas abaixo, também há a possibilidade daquelas disciplinas “mais gerais”, caso tenham vagas disponíveis, que verão diretamente no sistema essa informação (libras, ebopp, tpp, fundamentos, etc).

Quadro de vagas disponíveis:

Disciplina Horário Vagas
Metodologia e Prática do Ensino da Geografia 4 (curr. novo) Quarta 19h 2