Horários datas e informações – 2021/2

Importante pessoal!!! Já tenho a informação dizendo que os alunos não serão obrigados a cursar esse semestre, então quem decidir não se matricular em nada deverá preencher o formulário aqui (limite 25/03) para justificar a ausência de matrícula e não entrar em abandono.

2021-2 Horário, Clicar aqui!

  • Matrícula de 11 a 14 de fevereiro no cobalto, correção de 16 a 21 de fevereiro, diretamente no cobalto, e casos específicos que não seja possível diretamente por formulário que enviarei por mensagem via cobalto (só enviarei o formulário dia 15, para não haver aluno pedindo disciplina na correção que já conseguiu a vaga no online).
  • Todos os horários estão naquele formato reduzido, com metade da carga horária que seria o horário para atividades síncronas, lembrem que tem todo o restante para fazer fora daquele horário quando se organizarem.
  • Algumas disciplinas terão parte prática presencial, estas estarão listadas individualmente pelo nome aqui abaixo. Todas as demais (grande maioria) seguirão 100% remotas.
  • É necessário anexar o comprovante de vacinação da COVID-19 no perfil do cobalto. Vocês devem acessar o cobalto, no canto superior direito em perfil e abrirá uma aba onde consta “Vacinação COVID-19”. Atentar para que o comprovante indique de quem é o cartão apresentado. Sugiro pegar no sistema do governo (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/), que fica mais claro, mas se for anexar o cartão, é necessário que apareça ambas as partes. Alguns que já enviaram o documento está errado, mas o sistema ainda não me trouxe uma opção de recusar (creio que em breve existirá), mas precisará enviar novamente.
  • O período para solicitação de quebra de pré-requisitos é até 10 de fevereiro, conforme o calendário acadêmico. Mais informações verifiquem no final deste post, mas observem o horário antes de solicitar a quebra, pois se a disciplina não vai ser ofertada, o pedido de quebra para cursá-la é totalmente sem sentido!

Ao horário em si:

Licenciatura:

Todos semestres – Disciplinas de EBOPP, TPP, fundamentos (em resumo, da Faculdade de Educação) vocês encontram e disputam vaga no banco universal (mais pro fim da lista). Mesmo não estando no horário é possível conseguir. Libras tem 2 turmas destinadas, mas nas demais também tem essa possibilidade.

No final dos horários tem uma grade de recuperação da licenciatura e uma grade de recuperação do bacharelado. Sugiro que olhem, pois disciplinas que tiveram poucas vagas ofertadas em algum momento ou que já não existem mais no currículo novo e alguém possa precisar recuperar estarão dispostas ali.

2º, 4º e 6º semestres são currículo novo, 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

2º – Será a primeira vez que vocês têm que fazer a matrícula sozinhos, então tentarei guiá-los em como poderão realizar a matrícula: no sistema cobalto (cobalto.ufpel.edu.br) vocês deverão logar no sistema (se nunca o fizeram, possui um “recuperar senha” um pouco abaixo que mandará para o e-mail cadastrado). E após logados no sistema vocês irão em aluno -> cadastros -> solicitação de matrícula. Marcarão as opções que escolherem e clicarão no salvar. Depois do processamento vocês deverão ir em alunos-> consultas -> matrícula para verificarem o que conseguiram efetivamente.

Geografia da População concentrada nas primeiras 8 semanas. Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação (para quem não conseguiu fazer no semestre passado) consta no banco universal. Cartografia temática aguarda definição de professor. Geomorfologia (t1) concentrada nas últimas 8 semanas. Geomorfologia (t2) segue período total.

4º – Excetuando Geografia Econômica, todas as disciplinas ofertadas pela geografia deste semestre são turma única. Atentar para TPP e Fundamentos Psicológicos no banco universal, algumas possibilidades diurnas e noturnas, mas como solicitei turmas na segunda e terça, respectivamente, é provável que nessas seja mais fácil de conseguir vaga.

6º – Todas as disciplinas ofertadas pela geografia deste semestre são turma única. Estágio do Ensino Fundamental terá aula presencial (t1 Cesar, t2 Bruno). Se conseguirmos uma resposta positiva (até o momento sem), segunda-feira teríamos Leitura e Produção de Texto, do CLC.

8º – O horário de TCC é para lembra-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Não esqueçam também das disciplinas que ainda faltarem para integralizar a grade curricular (podem conferir em aluno->consultas->integralização curricular). Lembro que também são necessários 10 créditos em optativas e as 200 horas em atividades extracurriculares (as horas não exigem matrícula, apenas envio dos comprovantes para o e-mail do colegiado). Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

Recuperações – Pré-estágio do ensino médio é do currículo antigo, supre alguma carência existente.

Juventude rural é optativa, serve para os 2 cursos e os 4 currículos, e ocorrerá nas últimas 8 semanas.

Pós-estágio é regular dos formandos.

Geologia 2 é a chance do currículo antigo recuperar e serve como optativa para o currículo novo.

Antropologia 2 é a chance do currículo antigo recuperar.  Libras serve para ambos currículos e supre algumas ausências de semestres anteriores.

Metodologia 4 (antiga) não é equivalente a metodologia 4 do novo currículo. Hidrogeografia é do currículo antigo, mas aproveitável para o novo e ocorrerá nas 8 primeiras semanas.

Formação Territorial do RS é do currículo antigo.

Geografia Agrária é do currículo novo, mas aproveitável para o antigo.

Estágio Supervisionado do Ensino Médio é presencial (t1 Rosangela, t2 aguarda definição de professor). Quantificação é do currículo antigo.

Bacharelado:

Para todos:

No final dos horários tem uma grade de recuperação da licenciatura e uma grade de recuperação do bacharelado. Sugiro que olhem pois tivemos uma boa recuperação das turmas pendentes do período COVID até agora.

2º e 4º semestres são currículo novo; 5º, 7º e 8º currículo antigo, as de recuperação depende de cada disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

 2º – Será a primeira vez que vocês têm que fazer a matrícula sozinhos, então tentarei guiá-los em como poderão realizar a matrícula: no sistema cobalto (cobalto.ufpel.edu.br) vocês deverão logar no sistema (se nunca o fizeram, possui um “recuperar senha” um pouco abaixo que mandará para o e-mail cadastrado). E após logados no sistema vocês irão em aluno -> cadastros -> solicitação de matrícula. Marcarão as opções que escolherem e clicarão no salvar. Depois do processamento vocês deverão ir em alunos-> consultas -> matrícula para verificarem o que conseguiram efetivamente. Formação Territorial do Brasil será nas primeiras 8 semanas. Cartografia Geral terá aula presencial.

 4º – Geografia Econômica e Sensoriamento Remoto serão em turma conjunta com o 5º. Geoprocessamento I e Sensoriamento Remoto terão aula presencial.

 5º – Geografia Econômica e Sensoriamento Remoto serão em turma conjunta com o 4º. Gestão de Recursos Naturais e Legislação Ambiental aguarda definição de professor. Topografia aguarda definição de professor. Sensoriamento Remoto terá aula presencial.

 7º – Ecologia de Sistemas aguarda definição de professor.

 8º – O horário de TCC é para lembra-los de se matricularem. Nas atividades complementares vocês não precisam se matricular, mas tem que apresentar antes de se formar. A orientação individual terá o horário definido com cada orientador, conforme combinação entre vocês. Lembro que também são necessários 10 créditos em optativas e as 200 horas em atividades extracurriculares (as horas não exigem matrícula, apenas envio dos comprovantes para o e-mail do colegiado). Seminário de monografia cada turma representa um professor (T ou P é indiferente, o que importa é o número!):

Recuperações: Teoria da Ciência é do currículo antigo. Técnicas de Elaboração do Trabalho Científico é do currículo antigo. Geologia é aproveitável para todos (os 2 cursos, os 4 currículos).


Quebra de pré-requisitos:
Conforme disponível na página oficial da Universidade, o prazo para solicitação de quebra de pré-requisito é 10 de fevereiro. O prazo está na página da UFPel, foi estabelecido pelo COCEPE e está sendo avisado aqui, então se pretendem pedir quebra de pré-requisito, não percam esse prazo! Pedidos enviados após essa data serão REJEITADOS por descumprimento do prazo, independentemente da justificativa do aluno ser plausível.

Sobre como proceder para solicitar:
É necessário o preenchimento do formulário que está disponível no link no final desta mensagem. Deve ser enviado para o e-mail do colegiado (col.geografia@hotmail.com) e os e-mails recebidos serão respondidos para confirmar o recebimento.
Pedidos sem justificativa, ou com justificativa infundada também serão REJEITADOS. A justificativa será analisada em reunião de colegiado e se baseará nos critérios estabelecidos pelo COCEPE na nota criada no ano de 2017.
Importante: verifiquem no horário se a disciplina solicitada é ofertada neste semestre, pois inúmeras vezes chegam solicitações de disciplinas que sequer foram ofertadas.
No link abaixo tem o formulário que necessita ser preenchido, os critérios nos quais devem ser usados para avaliar (e consequentemente, para vocês se basearem para formularem a justificativa).
https://wp.ufpel.edu.br/geografia/2017/07/20/quebra-de-pre-requisitos-informacoes-importantes/