ENADE -> período para solicitação de dispensa de prova E divulgações da semana

ENADE:

Está aberto o período para solicitação de dispensa de prova do Enade 2021

Divulgações da semana:

V COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA e V FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO

VCPGFEG / VFBSA

As temáticas físico-naturais na educação geográfica:

perspectivas e práticas no Semiárido e no Brasil

26 a 29 de julho de 2022

SEJAM BEM VINDOS A SOBRAL – CEARÁ. AGUARDAMOS O REENCONTRO!!!!!!

INSCRIÇÕES INICIADAS!!!!

4º Encontro Internacional do CEGOT

O Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território- CEGOT está a organizar o 4º Encontro Internacional do CEGOT, que irá decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto -FLUP. entre 25 e 28 de outubro de 2022, para debater o papel da Geografia na Construção de Territórios Sustentáveis .O conceito de sustentabilidade é central na conceção, planeamento e execução de novos processos e ações de desenvolvimento.No cenário atual, em que pese os graves problemas decorrentes das mudanças climáticas, o enfrentamento dos desequilíbrios ambientais pode ser uma oportunidade para construir uma perspetiva renovada de progresso e bem-estar, a partir da conciliação de interesses econômicos, sociais e ambientais.A Geografia, ao integrar as componentes naturais e sociais, tem vantagens e acrescidas responsabilidades na construção de propostas para a sustentabilidade. Com este 4º Encontro Internacional, o CEGOT pretende contribuir para a reflexão sobre o contributo do conhecimento geográfico na construção da sustentabilidade e sobre os desafios conceptuais e metodológicos que os geógrafos enfrentam no estudo e construção de territórios sustentáveis.Num momento importante da História da Humanidade, a Geografia tem uma grande oportunidade de se reafirmar como Ciência.É neste contexto que o CEGOT convida à submissão de comunicações de investigadores da Geografia e áreas científicas afins, que envolvam as dimensões do território, da natureza e/ou da sociedade.

Divulgação de Pesquisa:

Olá, meu nome é Camila Arguello. Sou doutoranda do PPG Psicologia da UFRGS.Clique nesse link https://bit.ly/pesquisadistras para participar da pesquisa sobre Escala de Dissociação no Trauma para a população brasileira.Espero contar com sua contribuição com a pesquisa.O tempo médio de resposta é de 20 minutos e você não será identificado.Atenciosamente,Camila Arguello Dutra (camiladutra.psico@gmail.com)

XII Semana Acadêmica da Geografia da UFSM.
O Evento terá como tema central “OS ALIMENTOS NA GEOGRAFIA E AS GEOGRAFIAS DOS ALIMENTOS”.
Seguem algumas informações:
Eixos de submissão de trabalhos:

Eixo 1- Geografia Humana: Os estudos sobre as espacialidade produzidas e conformadas pelos sujeitos e sociedades é, desde seu início, uma das temáticas da Geografia. Estudos sobre os Lugares, as Regiões, os Territórios, as Paisagens em diferentes escalas e perspectivas teóricos-metodológicas abordam as mais diversas comunidades humanas. Dentro do presente eixo, temos o objetivo de concentrar discussões com diferentes matizes teóricas e temáticas diversas que perpassam as pesquisas mais recentes dentro da Geografia Humana.

Eixo 2- Geografia Física: A geografia física é um ramo destinado para a análise de aspectos que compõem a natureza. A geografia física permite, através de abordagens quantitativas e qualitativas, descrever as características de climáticas, geomorfológicas, geológicas, edáficas, entre outros. Esse eixo tem foco em promover discussões pautadas em estudos analíticos e teóricos que abordam as bases metodológicas.
Eixo 3 – Geotecnologias: As geotecnologias continuam se aprimorando em função dos avanços tecnológicos, proporcionando o monitoramento do espaço geográfico em escalas temporais e espaciais de detalhe. Dentro do presente eixo, temos o objetivo de abordar pesquisas envolvendo o uso de variados Sistemas de Informações Geográficas para o processamento e obtenção de informações espaciais a partir imagens de satélite, radar e obtidas com Aeronaves Remotamente Pilotadas, além de análises envolvendo dados secundários.
Eixo 4 – Ensino de Geografia:  Pensar o ensino de Geografia é central ao desvelamento do mundo dos estudantes e a valorização desta ciência/disciplina no espaço escolar. Partindo disso, esse eixo receberá trabalhos que enfoquem a metodologias didáticas e experiências de ensino-aprendizagem realizadas em espaços formais ou não formais de ensino. Poderão ser abordados assuntos referentes à atuação docente em sala de aula, (novas) tecnologias e ferramentas no ensino de Geografia, metodologias didáticas e formação inicial e continuada de professores(as).

Pesquisa:
Você está sendo convidada para participar de uma pesquisa de doutorado sobre Imagem Corporal em Mulheres Universitárias de 18 a 35 anos. Sua participação consiste em responder a alguns questionários que avaliam fatores relacionados à Imagem Corporal.

Podemos contar com você?

Sua colaboração é muito importante!
Possibilitará o avanço científico na área e o melhor entendimento da Imagem Corporal positiva de mulheres.

Para participar acesse o link abaixo:

Pesquisa:
Olá, boa tardeMeu nome é Luciana Lopes Corrêa e sou aluna de mestrado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, vinculada ao PPG de Psicologia e Saúde. Estou desenvolvendo uma pesquisa que busca compreender as relações entre preocupações, ruminações, ansiedade, estresse, depressão e atitudes alimentares.

O primeiro estudo tem caráter descritivo, porém, um segundo estudo partirá do primeiro, e alguns dos participantes serão convidados a participar de uma intervenção que busca reduzir preocupações e ruminações.
Por ser uma temática característica dos alunos universitários, envio este e-mail para pedir a colaboração e divulgação da pesquisa entre os alunos. O link para responder à pesquisa é https://forms.gle/S7xemyjSQGpa7doF8 e leva em torno de 20min para ser respondido.