GRUPO DE ESTUDOS HANNAH ARENDT – GEHAR

No segundo semestre de 2009, a partir da sugestão do Chefe do Departamento de Filosofia da UFPel, a Professora Sônia encaminhou à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura o projeto de extensão denominado “HANNAH ARENDT: entre o passado e o futuro”. O estudo versou, então, em vários artigos da obra de Arendt (1906-1975) Entre o passado e o futuro. Objetivo Geral foi o de “Demonstrar que os conceitos de tempo, História, ação humana, natalidade, liberdade, autoridade, responsabilidade, julgamento, entre outros, possuem uma conexão direta com o conceito de liberdade que visa a política, no pensamento arendtiano.” Por isso, a hipótese geral afirmava a necessidade de “Demonstrar que os conceitos de Arendt possuem relevância inquestionável na arquitetura do pensamento da autora, por isso precisam ser retomados para permitir a compreensão do conceito de política expresso por ela.”

No primeiro semestre de sua existência, ou seja, de setembro a dezembro de 2009, o grupo se reunia quinzenalmente, e possuía a duração de uma hora. O grupo começou suas atividades com uma exposição da Professora sobre Arendt: vida, obras, fontes teóricas, dos literatos aos filósofos, da Antiguidade aos comentadores atuais, inclusive do Brasil. Na continuidade, o artigo foi escolhido, e as leituras eram feitas previamente, com a exposição do conteúdo por um dos componentes do grupo, e a discussão.

No final desse primeiro semestre, as experiências surgiram: percebeu-se a necessidade de encontros mais frequentes, e de mais tempo para a discussão. Além disso, e o mais importante: o grupo, consensualmente, entendeu que era importante continuar os estudos sobre o pensamento Arendtiano, devido ao conjunto conceitos que ele expressa, assim como de reflexões que ele permite.

Dessa forma, o grupo continuou por todo o ano de 2010, porém com encontros semanais de 90 minutos. Alguns componentes seguiram participando dos encontros, e estão no grupo atualmente. Outros já estão finalizando o Mestrado. Há ainda aqueles que, pelos mais diversos motivos, afastaram-se. Pode-se, contudo, afirmar que o principal permaneceu: o pensamento de Arendt fornece fundamentos novos para pensar a vida, seja a cotidiana, seja a da Humanidade, mas em sua singularidade e novidade. Ele possibilita conhecer, aprofundar e mesmo discordar de fatos, de interpretações e sugerir novas, inéditas, respeitando a pluralidade e a liberdade humanas, tão presente, e tão caras à autora.

No final deste terceiro semestre, e, portanto, em dezembro de 2010, em conjunto decidiu-se a temática para a continuidade do grupo em 2011: “HANNAH ARENDT: a estética e a política” a partir do artigo “A crise na cultura – sua importância social e política” presente na obra Entre o Passado e o Futuro. Isso ocorreu porque percebeu-se que esse artigo precisa ser lido, discutido, suas temáticas necessitam de um estudo aprofundado, com calma, tomando-se a devida distância para perceber o que realmente Arendt pretendia ao escrevê-lo.

Cabe destacar que, no final de 2010, de um mestrando que estudava a Filosofia Política de Arendt, somaram-se outros dois, um oriundo desse grupo de estudo, e que acompanhou também as disciplinas. A esses três, em fevereiro de 2011, somou-se mais uma, que de conhecedora de Arendt, passou a ser estudiosa do pensamento arendtiano. Assim sendo, o grupo de estudos tornou-se mais coeso, consolidou-se, pois os mestrando o acompanharam, participaram e o enriqueceram com suas presenças, suas considerações, reflexões e dúvidas. Como o grupo é aberto, ele recebeu mestrandos de outros cursos e de outras graduações, os quais também têm colaborado para que o GEHAr tenha se consolidado como grupo de estudo, de pesquisa e de reflexão.

Nesse sentido, o GEHAr, em 2011, estudou com afinco o tema da “estética e da política” com o objetivo de “Demonstrar que os conceitos de estética, cultura e arte, em especial, possuem uma conexão direta com o conceito de julgamento que visa à política, no pensamento arendtiano.”

Faz-se necessário lembrar que, em 2011, os componentes do GEHAr participaram ativamente também de Eventos, tanto em Pelotas/RS como no Estado e, inclusive, no V Encontro Arendt, em Fortaleza – Ce. Nesses, foram apresentados trabalhos oriundos de leituras sérias, de análises da professora e dos colegas visando ao aperfeiçoamento tanto do texto quanto do conhecimento sobre os conceitos, temas e discussões que a reflexão sobre as acepções de Arendt permitem.

cartazgehar

Divulgação GEHAr 2016

Em 2012, o tema escolhido foi “A república”, efetivado a partir da obraSobre a Revolução. Também nesse ano foi realizado o VI Encontro Hannah Arendt, imprescindível para a identidade do grupo assim como para a consolidação dos estudos do pensamento de Arendt no Brasil,  o qual contou com a presença de inúmeros professores pesquisadores na área, assim como alunos de graduação, mestrado e doutorado, e leitores das obras de Arendt, e de convidados, do Brasil e do Exterior.

Desde 2014, estuda-se diversos textos de Arendt e de comentadores sob a denominação “Ação Política e Comportamento de Massa”.  Em 2016, o grupo iniciária seus encontros em 14 de Março e, ainda no primeiro semestre, participará também do “X Econtro Arendt”, em Goías.