Artigos em periódicos

2023
MIRANDA, A. R. M.; PACHALSKI, L.; REINEHR, N. V. O glide [w] nas escritas iniciais: ortografia e fonologia. Organon (UFRGS), v. 38, p. 1-22, jul/dez. 2023.

AVILA, M. M.; MIRANDA, A. R. M. A grafia da nasalidade medial pós-vocálica por crianças de três variedades do português. Working Papers em Linguística (Online), v. 24, p. 32-53, 2023.

GOULART, T. P. D.; MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre a grafia de morfemas flexionais em textos de escrita inicial. ReVEL, v. 21, n. 40, p. 283-305, mar. 2023.

MIRANDA, A. R. M.; PACHALSKI, L.; RICHETTI, L. S. Os dígrafos do português na escrita de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Fórum Linguístico, v. 20, n. 1 (2023): As Linguísticas da Alfabetização, p. 8727-8745, 07 fev. 2023.

SILVA, S. S.; MIRANDA, A. R. M. Os erros (orto)gráficos das soantes palatais. Filologia e Linguística Portuguesa (Online), v. 25, p. 87-105, jan/jul. 2023.

2022
JÄGER, J. J.; NÖRNBERG, M.; A formação entre pares como ação ética e política. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 66, p. 191-206, 28 maio 2022.

NÖRNBERG, M.; SOUTO, L. K. Características acerca da noção de Pedagogia em artigos de estagiárias dos anos iniciais. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 49–61, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.633.

2021
MATZENAUER, C. L. B.MIRANDA, A. R. M. FREITAS, M. J.; Apresentação – Aquisição da Fonologia: Questões Teóricas e Empíricas. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 24, n. 4, p. 660-666, out.-dez. 2021.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Sílabas complexas na escrita de crianças dos anos iniciais: indícios sobre o acesso às estruturas intrassilábicos. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 24, n. 4, p. 868-892, out.-dez. 2021.

BLANK, M. T.; Aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português): relação percepção/escrita. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 24, n. 4, p. 893-916, out.-dez. 2021.

2020
MIRANDA, A. R. M.; PACHALSKI, L. Dados de aquisição da linguagem e sistema pretônico das vogais do Português: fonologia e ensino. VEREDAS – REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 24, p. 368-390, 2020.

TAVARES, F. C.; MIRANDA, A. R. M. A líquida palatal do português na diacronia e na aquisição da escrita. Revista do GEL, v. 17, n. 1, p. 308-328, 2020.

MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre a natureza dos erros (orto)gráficos produzidos por crianças dos anos iniciais. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e221615.  Epub Jan 31, 2020. 

2019
CUNHA, A. P. N.; MIRANDA, A. R. M. Segmentações não convencionais da escrita inicial: convergências do processo em diferentes línguas. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 17, n. 33, p. 300-321, 2019.

MIRANDA, A. R. M. As sílabas complexas: fonologia e aquisição da linguagem oral e escrita. Fórum linguistico, Florianópolis, v.16, n.2, p.3825-3848, abr./jun., 2019.

NEY, L. A. G.; MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre o acento gráfico na aquisição da escrita: ortografia e fonologia. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 72, n. 3, p. 223-248,  2019.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Conhecimento fonológico na aquisição da escrita: um estudo sobre os erros (orto)gráficos em textos de crianças do Ciclo de Alfabetização. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 17, n. 33, p. 137-160, 2019.

2018
ADAMOLI, M. A.; MIRANDA, A. R. M. Dados de aquisição da fala e da escrita e sua contribuição à discussão dos ditongos fonéticos [aj] e [ej] do PB. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.21, n. esp., VIII SENALE, p. 119-145, 2018.

NÖRNBERG, M.; MIRANDA, A. R. M; BRAGA, G. SPor uma política republicana de educação, alfabetização e formação de professores: uma entrevista com Artur Gomes de Morais. Textura, Canoas, v. 2o, n. 42, p. 298-310, jan/abr. 2018.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A metátese na aquisição da escrita: simetrias e assimetrias entre fonologia e ortografia. Filologia e Linguística Portuguesa (Online), v. 20, p. 233-256, 2018.

2014
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A fonologia em dados de escrita inicial de crianças brasileiras. Linguistica (Madrid), v. 30, p. 45-80, 2014.

2013
MIRANDA, Ana Ruth MorescoCUNHA, Ana Paula Nobre daIndícios de reestruturação do conhecimento fonológico da criança em dados de reparo na escrita inicialLetras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 343-354, jul./set. 2013

MIRANDA, Ana Ruth MorescoInsights sobre a representação das vogais pretônicas no português do Brasil: dados de desenvolvimento fonológico e de escrita inicialOrganon, Porto Alegre, v. 28, n. 54, p. 83-100, jan./jun. 2013.

2012
MATZENAUER, Carmen Lúcia BarretoMIRANDA, Ana Ruth MorescoA Construção do Conhecimento Fonológico na Aquisição da Linguagem. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, p. 91-124, 2012.

MIRANDA, Ana Ruth MorescoReflexões sobre a fonologia e a aquisição da linguagem oral e escrita. Veredas (UFJFOnline), v. 16, p. 118-135, 2012.

ROMBALDI, Claudia Minossi; MIRANDA, Ana Ruth MorescoDAMIANI, Magda Floriana. A presença da fonologia na grafia das vogais arredondadas do Francês por brasileiros. Letras & Letras (Online), v. 28, p. 325-345, 2012

2010
MIRANDA, Ana Ruth MorescoA interação entre acento e sílaba na aquisição da linguagem: um exemplo de marcação posicional. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 27-34, jan./mar. 2010.

2009
CUNHA, Ana Paula Nobre daMIRANDA, Ana Ruth MorescoA hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição de escrita: a influência da prosódia. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. São José do Rio Preto. Impresso), v. 53, p. 127-148, 2009.

2008
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A aquisição ortográfica das vogais do português – relações com a fonologia e a morfologia. Letras (Santa Maria), v. 36, p. 151-168, 2008.

MATZENAUER, Carmen Lúcia BarretoMIRANDA, Ana Ruth MorescoAs vogais médias do PB uma discussão sobre as coronais em seqüências vocálicas. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. São José do Rio Preto. Impresso), v. 52(2), p. 289-309, 2008.

MATZENAUER, Carmen Lúcia BarretoMIRANDA, Ana Ruth MorescoAquisição de fonemas e alofones: bottom-up ou top-down?. Veredas (UFJF), v. 2, p. 112-124, 2008.

2007
CUNHA, Ana Paula Nobre daMIRANDA, Ana Ruth MorescoA influência da hierarquia prosódica em hipossegmentações da escrita de crianças de séries iniciais. Revista Virtual de Estudos da LinguagemReVEL. Edição especial n. 1, 2007.


2005
MIRANDA, A. R. M.; MEDINA, S. Z. & SILVA, M. R. O Sistema Ortográfico do Português Brasileiro e sua Aquisição. Linguagem e Cidadania.  Revista Eletrônica, UFSM. jul/dez; edição 14, 2005.