Início do conteúdo
Grupo-old

Membros

Prof. Adriana Castro Pinheiro

adrianacastropinheiro@gmail.com

Orcid

Professora Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel (PPGQ-UFPel). Realizou estágio de Pós-doutorado em Química no grupo de Catálise Molecular da UFRGS (LAMOCA), colaborando no desenvolvimento de novos sistemas catalíticos de cromo, zircônio e titânio aplicados a oligo-e polimerização do etileno. Mestrado e Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS (PPGQ-UFRGS), com um período de doutorado sanduíche na Universidade de Rennes I (França). Graduada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de polimerização in situ e nanocompósitos poliméricos. Atualmente desenvolve pesquisas na área de polimerização por abertura de anel visando a obtenção de materiais poliméricos biodegradáveis e biocompatíveis. Ainda atua no desenvolvimento de compostos de coordenação e a investigação de potenciais atividades farmacológicas desses compostos.

 

Prof. André Francisco Pivato Biajoli

andre.biajoli@ufpel.edu.br

 

É bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005), bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Em seu mestrado, obtido na área de Química Analítica, desenvolveu fibras recobertas com materiais sol-gel para Microextração em Fase Sólida (SPME, Solid Phase Microextraction). Seu doutorado versou sobre arilações diretas de compostos heteroaromáticos com sais de arenodiazônio catalisadas por paládio. Atuou como pós-doutorando na UFRGS, investigando as propriedades de cobre e ouro, além de paládio, em acoplamentos cruzados. Na PUCRS, também como pós-doutorando, desenvolveu projeto de pesquisa na área de Química Medicinal. Foi professor adjunto na Universidade Federal do Pampa e atualmente exerce o mesmo cargo na Universidade Federal de Pelotas.

 

Prof. Daniela Bianchini

danielabianchini.ufpel@gmail.com

Orcid

Possui graduação em Química (2000), especialização Lato Sensu (2003) e doutorado em Química (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de doutorando no exterior (2005-2006) na McGill University, Montreal, Canadá. Foi professora substituta no departamento de Química Inorgânica da UFRGS por três semestres (2007-2008). Tem experiência na área de Catálise, onde atuou principalmente nos seguintes temas: catalisadores suportados sobre sílica, polimerização de etileno, silsesquioxanos, caracterização de catalisadores suportados. Foi pós-doutoranda na área de Oleoquímica, onde trabalhou na extração de óleo de microalgas e na síntese de filmes híbridos orgânico-inorgânicos. Atualmente, é professora Adjunta IV da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde trabalha com a modificação da superfície de sólidos inorgânicos, imobilização de porfirinas metaladas e a síntese de filmes de amido.

 

Prof. Robson da Silva Oliboni

rsoliboni@ufpel.edu.br

OrcidResearchGate | Google Scholar | Github

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante do Grupo de Catálise e Estudos Teóricos (gcate) e do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento de Compósitos e Materiais Poliméricos da UFPel (LaCoPol). Atua no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel (PPGQ-UFPel). Colabora com o Grupo de Dinâmica de Elétrons em Moléculas (DinEMol) do Departamento de Física/UFSC e com o Grupo de Estrutura Eletrônica Molecular (GEEM) do Departamento de Química/UFSC. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC (PPGQMC/UFSC, 2015) com um período de nove meses na Universidade de Yale. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC (PPGQMC/UFSC, 2011) e Bacharel e Licenciado em Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009). Atua na área de Físico-Química, com ênfase em Química Teórica e Computacional e Física da Matéria Condensada.

MSc. Students

Fernanda Isquierdo Batista

 

 

 

Tamara dos Santos Machado

 

 

 

Undergraduate Students

Alan Souza Relosi

 

 

 

Aldelainy Menezes da Silva

 

 

 

Augusto Cardozo Argondizzo

 

 

 

 

Danielle Tapia Bueno

 

 

 

Giulia Maria Fermiano de Souza

 

 

 

Ianka Jacondino Nunes

 

 

 

Lucas Ceron Kikhofel

 

 

 

 

Mathaus Camelatto Krüger

 

 

 

Mateus Augusto Theodoro Rodrigues

 

 

 

 

Nathalia Sousa de Oliveira

 

 

 

Taiana Kuhn Behling

 

 

 

 

Former Members

MSc. Luiza Helena Silva da Rosa

 

 

 

Débora Piegas Pavani

 

 

 

Markus de Figueiredo Ferraz Wirz