2º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS
TRABALHOS SELECIONADOS 2021
Águas que correm, mulheres que dançam (2021), Grupo Baila Cassino: Daniela Llopart Castro, Rebeca San Martins, Natália Camargo – Pelotas, RS, Brasil
AMO (2021), Mônica Fagundes Dantas, Alex Sernambi, Suzi Weber – Porto Alegre, RS, Brasil
Arbasoei (2021), Ikerne Mendieta – Granada, Espanha
Asab (2021), Ariane Mondo – Natal, RN, Brasil
Atotoó – Interditos e mistérios do negrocorpo (2019), Caroline Ribeiro Paz, Bárbara Cezano – Pelotas, RS, Brasil
BAHtucada (2020), Ederson Zaneti Vergara – Pelotas, RS, Brasil
be still (2020), Nicole Manoochehri – Los Angeles, EUA
Cap 14 – parte 2: …olhar para além do que se vê…um convite a percepção… (2021), Andreza Aguida, Tiago Nogueira, Rogério Ortiz – São Paulo, SP, Brasil
Celestial Body (2021), Danielle Suzanne Willis Denton, Texas, EUA
chicharras (2021), Carola Reboredo – La calera, Argentina
Contágio (2019), Nicole Correa Freitas, Porto Alegre, RS, Brasil
Dança sem medo – Dance without fear (2020), Sol Dugatkin – Santiago, Chile
Desverrante (2020), Mathias Lobo, Alexandre Tadra, Rodrigo de Castro – Curitiba, PR, Brasil
ECDISE (2021), Tainá Madruga Romero – Pelotas, RS, Brasil
Ela ousou saber (2020), Luciana Campos, Ingrid Laurentino, Ana Carolina G. Martins, Naira Silva, Amanda Freitas Faria, Luciana Campos – Mogi das Cruzes, SP, Brasil
Encobertos (2019), Lilian Seixas Graça – Salvador, Ba, Brasil
Ensaio para o início do fim (2021), Raquel Machado Pereira – Hortolândia, SP, Brasil
Entre Estrelas e Raízes (2021), Giselle Paes Horacio – Capivari de Baixo, SC, Brasil
Fio Condutor (2020), Tales Frey – Porto, Portugal
Glare (2020), Smangaliso Ngwenya – Johannesburg, Africa do Sul
Interlocuções com a Cidade (2020), Fernanda Amaral – São Paulo, SP, Brasil
Invisible (2020), Diana Vignolles, Gastón Fleitas, Franco Quagliardi, Lilian Queñón, Guadalupe Dominguez – Buenos Aires, Argentina
Irrational (2020), Francesca Poglie, Martina Beraldo, Luca Ghedini, Nicola Lunardelli – Barcelona, Espanha
La tarde infinita (2021), Melanie Alfie – Buenos Aires, Argentina
Limítrofe (2020), Sofía del Mar Collins, Maidelise Ríos Medina – San Juan, Porto Rico
Luvemba (2021), Maria Clara Laet de Almeida e Silva – São Paulo, SP, Brasil
Maromba (2021), Monica da Silva e Souza – Parintins, AM, Brasil
Matéria Bruta (2019), Renan de Lima Turci – Curitiba, PR, Brasil
Misunderstandings (Fraintendimenti) (2020), Alexandre Manuel, Jimmie Santoni, Elisa Carletti, Federica Squadroni – Jesi, Itália
Morada (2021), Luisa Cunha Machala – Belo Horizonte, MG, Brasil
Mujeres Infinitas (2020), María Claudia Mejía Alvarez – Medellín, Colombia
ON LOCK (2021), Azize Sousami – Londres, Inglaterra
Os Espaços Entre Nós (2021), Mônica Yumi Jardim da Silveira, Adeniran Balthazar, Bianca Meciano, Henrique Soares Dias, Mateus Paludetti – Campinas, SP, Brasil
Out of the folds of women (2020), Anabella Lenzu – Nova Iorque, EUA
QU4RT (2020), Fernando Quinteros Muniz – Porto Alegre, RS, Brasil
Redoma (2021), Pedro Vitor Pontes Ferraz – Recife, PE, Brasil
Seres do Meio (2021), Rua em Cena Companhia de Dança – Pelotas, RS, Brasil
Skin to Nature (2021), SueKi Yee – Penang, Malásia
SOLO (2020), Uladzimir Slizhyk – Bielorrusia
Suspended (2020), Filomena Rusciano – Sant’Agata de’ Goti, Itália
TEMOR (2020), Adriano André Rosa da Silva, Alvaro Dantas, Clébio Oliveira, Jania Santos – Natal, RN, Brasil
The neighbor/O vizinho (2021), Flakorojas – Bruxelas, Bélgica
Travessias (2020), Maryah Monteiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Trilogía Monocromática: Negro (2019), Fausto Jijón Quelal – Cidade do México, México
Whispers to Myself (2021), Ana Claudia Marra, São Paulo, SP, Brasil
COMISSÃO AVALIADORA
Ana Sedeño Valdellós é Doutora em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidad de Málaga (UMA), Espanha. Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música e meios audiovisuais, e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. A respeito desta temática publicou vários livros, como Lenguaje del videoclipe (UMA, 2002), La música contemporánea en el cine (2006), Historia del videoarte en España (2011), Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013), e artigos em renomadas revistas, como Comunicar, Latina de Comunicación Social, Historia y Comunicación Social, Área Abierta e Razón y Palabra. No âmbito da criação audiovisual dirigiu várias videocriações e um documentário, e trabalhou como diretora de produção em vários videoclipes e curtas-metragens.
Denise Matta é publicitária, bailarina, professora de dança e performance. Diretora da Cia de dança Abrindo Portas e do IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Videodança, na cidade de Ribeirão Preto/SP/Brasil e membro da REDIV – Rede Iberoamericana de Videodança desde 2017.
Leonel Brum é Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pesquisa pós-doutoral pela Universidade de Lisboa (Ulisboa), de 2017 a 2018. É professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia. Também atua como coordenador da equipe brasileira do projeto TEPe: Technologically Expanded Performance (2018-2020), uma parceria entre a UFC (apoio Funcap) e Ulisboa (apoio FCT) representada pelo prof. Dr. Daniel Tércio, em Portugal. É membro do Conselho Consultivo da Rede Ibero-americana de Videodança para produção da Bienal Corpo, Imagem e Movimento, Madri/Espanha (2019). Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ). Foi coordenador de dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) onde atuou também nas relações internacionais das áreas de dança, teatro e circo. Atuou como bailarino e coreógrafo e possui experiência nas áreas da dança, videodança, dança contemporânea, dança afro-brasileira, teatro, curadoria, gestão cultural e políticas públicas para as Artes. Foi presidente da Comissão de Elaboração do Plano de Cultura da Universidade Federal do Ceará (2015).
Jose Alirio Peña é venezuelano, atualmente radicado na Argentina. É doutorando em Ciências Sociais e mestre em Scientiarum en Comunicación Social pela Universidad Central de Venezuela-UCV, Caracas, Venezuela; e estudou cinema na Escuela de Cine y Televisión de Caracas – ESCINETV, Caracas, Venezuela. É Director de Produção da FUNDACIÓN FAMCINE com sede na Venezuela; Produtor Executivo e Diretor do CINEVERSATIL – Festival Internacional de Cortometrajes sobre Diversidade, Argentina; Produtor Geral do Festival Internacional de Cine y Vídeo Verde de Venezuela – FESTIVERD. É membro fundador da Red Iberoamericana de Investigadores en Narrativas Audiovisuales – REDINAV, e cofundador da Red Diversidad en el Cine Latinoamericano y Caribeño – DIVERCILAC. Autor e coautor de livros e artigos sobre cinema venezuelano, cinema ecológico e cinema sobre diversidade sexual. Foi jurado em diversos festivais, como: DIVA FILM FEST (Chile), DIGO FILM FESTIVAL (Brasil), MORCEGO-VERMELHO (Brasil) e Festival Internacional de Cine de Guayaquil (Equador).
Wanda López Trelles é Designer de Imagem e Som e Pós-graduada em Convergência Multimídia pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Estudos em Realização Cenográfica (Instituto del Teatro Colón); Edição / Foto / Direção de Arte (Sindicato de Cine Argentino); Câmara e Iluminação (Associação Argentina de Documentaristas). Artista intermidiática-multimídia. Fotógrafa. Curadora. Cria Itín Producciones. Realiza projetos artísticos (audiovisuais, residências, performance) de forma abrangente a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos e Gênero. Dirigiu 7 filmes próprios e realizou produções para UNICEF, COPRETI, Fundação Kine, Fundo para Mulheres do Sul e Ministério da Educação da Nação Argentina. Programa Ciclos de Cine Debate sobre Gênero e Direitos Humanos para diversas organizações sociais. Facilitadora de Cinema Comunitário, fotografia e TIC em diversos contextos e comunidades. Investigadora de Artes Liminales no Instituto de Artes del Espetáculo. Membra ativista da MUA (Mujeres Audiovisuales Argentinas), REDIV (Red Iberoamericana de Videodanza), e da RAFMA (Red Argentina de Festivales y Muestras Audiovisuales da Argentina). Cofundadora e codiretora do Proyecto Corporalidad Expandida.