• radar-banner

Reitor Pedro Hallal esclarece dúvidas sobre fechamento de Restaurante Universitário

Os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que transitaram nos últimos dias pelo Restaurante Universitário (RU) da rua Santa Cruz, no centro da cidade, se depararam com uma cena incomum no local: um grupo de pessoas colhendo assinaturas para um abaixo-assinado. O motivo da articulação se deu por um possível fechamento do local. Mas, na quinta-feira (23), o reitor Pedro Curi Hallal realizou entrevista na Rádio Federal FM, onde tratou de diversos assuntos e,dentre eles, a situação dos Restaurantes.

Na manhã desta quinta-feira (30), o reitor recebeu o documento com as assinaturas. Procurado pela reportagem, horas após o recebimento da documentação, Hallal concedeu uma segunda entrevista para tratar exclusivamente do RU da Santa Cruz. O reitor esclareceu que o plano da gestão atual é que a Universidade conte com três Restaurantes: o do campus Capão do Leão, o do Campus Anglo (com entrega prevista para 2019) e o refeitório da Casa do Estudante, localizado na rua Três de Maio.

O planejamento é uma ideia de longo prazo e, para que seja cumprido, é necessário que a Universidade provenha, por exemplo, transporte até o futuro RU do Campus Anglo – pensado para ser o principal da Universidade. “Existem ideias de curto e outras de longo prazo. E a gestão não trabalha com a ideia de retirar da Zona Central um RU em curto prazo”, salientou Pedro.

Durante a entrevista, o reitor afirmou que manter um refeitório nas localidades onde moram os acadêmicos é de extrema importância, visto que a UFPel ainda não possui um meio viável de locomover os alunos no horário das refeições ao bairro Porto, onde fica o campus Anglo. “Quando todas as condições estiverem preenchidas, caminharemos para a existência de apenas três restaurantes”. Hallal ainda afirmou que para que isso ocorra é preciso um período de transição aos alunos.

Confira no áudio abaixo o trecho da entrevista realizada no programa Federal Bom Dia na Rádio Federal FM, na qual o reitor trata exclusivamente do assunto dos Restaurantes Universitários da UFPel.

Reivindicações dos estudantes

O que contribuiu para a criação do abaixo-assinado pela “manutenção do RU da Santa Cruz”, como intitulado, foi o conhecimento do prazo de vencimento do contrato da UFPel com o prédio localizado na rua Santa Cruz, 1.705, entre Tiradentes e Lobo da Costa, onde fica o refeitório.

Apesar da polêmica, Hallal se mostra receptivo à discussão do assunto e salienta que possui um compromisso com todos os alunos. “A gestão não tem nenhuma intenção de prejudicar os estudantes”.

O contrato será findado no mês de maio do próximo ano e o reitor afirma que ainda não há previsão para renovação, visto o planejamento de manter apenas três restaurantes.