• radar-banner

Federal Bom Dia recebe o reitor da UFPel Pedro Curi Hallal

Na manhã da última quinta-feira (23), a Rádio Federal FM recebeu o reitor da Universidade, Pedro Curi Hallal, no programa matinal Federal Bom Dia. A conversa foi guiada pelo âncora Rafael Cavalheiro e as radialistas Maria Alice Estrela e Marcela Damore. Além da novidade da criação de um conselho de planejamento, instaurado no dia 22 de agosto, outros assuntos como a aquisição dos ônibus de apoio para o Campus Capão do Leão e os Restaurantes Universitários foram discutidos.

O reitor citou a criação de um Conselho de Planejamento como “uma das mais revolucionárias medidas da gestão dos últimos tempos.” O conselho tem por objetivo principal exercer o papel de controle social, discutindo as idéias da gestão e participando de suas decisões. “Que a comunidade celebre esta conquista que tivemos ontem. As pessoas vão notar o quão histórica ela é ao longo dos meses, dos anos, especialmente nos momentos de dificuldade”, pontuou.

A compra de dez ônibus de apoio destinados ao deslocamento dos alunos ao Campus Capão do Leão entrou em ação na última quinta-feira (16), completando hoje uma semana. “A ideia dos ônibus é dos estudantes da UFPel” pontua o reitor Pedro Hallal, afirmando que a iniciativa se deu pela pauta antiga de reinvindicação dos estudantes que moram longe do município vizinho.

Os Restaurantes Universitários da UFPel também entraram na pauta da manhã de hoje. O RU do Campus Anglo, com data prevista para entrega em 9 de julho, está pronto para entrega, mas foi realizado um aumento do prazo em dois meses para a finalização das rampas e equipamentos necessários visando a acessibilidade e a adaptação e instalação do maquinário. Com isso, o reitor avalia que os estudantes poderão usufruir do espaço já no próximo semestre, que tem início em fevereiro de 2019. O planejamento da gestão é que o RU do Anglo seja o “principal refeitório da universidade”, afirma Pedro.

Interessado em manter uma Universidade gratuita e inserida na comunidade, o reitor falou da importância do aumento das vagas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Ocorreu um aumento, previsto para ser alcançado em três anos, de 90% das vagas destinadas aos alunos de Ensino Médio público. Pedro Hallal explica que “a proposta era começar com 60%, aumentando pra 75% e chegando aos 90% de vagas destinadas a esse público. Mas, foi aprovado que a mudança inicia com um aumento de 75% das vagas, passa por 80% e alcança os 90% em três anos. Isso tudo é uma grande conquista da Universidade e, principalmente, do Ensino Público Brasileiro”.

No mesmo âmbito de discussão, quando questionado por Rafael Cavalheiro, o reitor salienta que defende uma Universidade Pública para toda população, tanto na graduação, especializações, pós-graduação e em todos níveis de formação. Pedro aproveitou o espaço para criticar a aprovação da PEC 241, mais conhecida como PEC do Teto dos Gastos, que influenciou diretamente no orçamento da UFPel.

Publicado em 28/08/2018, na categoria Sem categoria.