Sobre

O laboratório tem como objetivo utilizar os videogames de movimento, ou exergames, como ferramenta pedagógica para trabalhar os conteúdos da Educação Física, desenvolvendo assim ações de ensino, de pequisa e de extensão.

No ensino o grupo tem como objetivo trabalhar com os alunos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), principalmente ao alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, os conhecimentos sobre as potencialidades da Realidade Virtual e dos videogames para utilizar em aulas de Educação Física escolar ou como ferramentas para atividade física e saúde. Recentemente foi criada uma disciplina optativa intitulada Exergames, a disciplina deverá ter seus primeiros alunos no primeiro semestre de 2019.


Na pesquisa o grupo tem como objetivo investigar as potencialidades dos Exergames como ferramentas pedagógicas para utilização na Educação Física escolar, com idosos investigando principalmente as questões relacionadas ao equilíbrio e na promoção da saúde, investigando as questões fisiológicas relacionadas ao uso destes tipos de consoles.


Na extensão o grupo vem desenvolvendo atividades em escolas públicas da cidade de Pelotas/RS, objetivando a utilização dos Exergames no currículo escolar. Para o segundo semestre de 2018 o grupo deverá realizar um trabalho com pessoas com deficiência. Com idosos o grupo ministra aulas de Educação Fïsica voltada a melhorar a motivação e o equilíbrio destes indivíduos.


O Exergame Lab Brazil é um laboratório de videogames da Universidade Federal de Pelotas (http://portal.ufpel.edu.br/) localizado na Escola Superior de Educação Física (https://wp.ufpel.edu.br/esef/).