KIMOS - Kinect Body Motion System (v0.1)

A análise cinemática ocupa-se me descrever o movimento realizado, gerando dados relacionados a velocidade linear e angular, aceleração linear e angular, deslocamentos, e ângulos de um determinado objeto. O projeto KIMOS tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para análise cinemática em 3D, com baixo custo.

A partir da evolução dos videogames e reestruturação de esportes no mundo virtual, o conceito de atividade física ganhou um novo significado, não apenas no ambiente físico real, mas também a utilização do ambiente virtual para a realização de exercício físico. A Microsoft desenvolveu o hardware Kinect criando o elo entre o físico e o real, uma vez que equipamento captura o movimento através de três sensores: Câmera RGB, Infravermelha e Profundidade. Com a utilização deste sistema é possível construir uma interface de captura e tratamento de dados cinemáticos.

Assim surge Kimos (Kinect Body Motion System), para a captura e análise de movimentos em atividades físicas. Além de possibilitar uma alternativa de baixo custo, o software possibilita uma interface que explora a evolução temporal do usuário na utilização.

A Figura abaixo apresenta a tela do software ainda em desenvolvimento. Note que são capturados todos os joints já fornecidos pelo SDK do Kinect e também os ângulos de alguns Joint de interesse (Marcados pelas cores). A ferramenta adapta-se as necessidades do operador e de seu objeto de estudo, podendo escolher os pontos e ângulos que serão capturados.

Tela Principal

Materiais Necessários:

  • Sensor Kinect V2
  • Adaptador Kinect V2 para PC
  • Código do Projeto https:/github.com/lmtortelli/kinect-body-motion-system

Bibliotecas Utilizadas:

- Vitruvius (https://vitruviuskinect.com/)