Palestra dá início a projeto de qualificação de processos

A primeira ação do Projeto Mapeamento e Análise de Processos da UFPel, a palestra Mapeamento de Processos: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, foi realizada na tarde desta segunda-feira (15/02/2016), no auditório da Reitoria, para servidores de unidades acadêmicas e administrativas da Instituição. A palestra foi ministrada pelo engenheiro de produção Isaac Torres, do Escritório de Processos da UFRGS.

O projeto está sendo desenvolvido pela Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CPDI), da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, e tem por objetivo principal a sensibilização das equipes das diferentes estruturas da Administração Central da UFPel, quanto às melhorias advindas do mapeamento e análise dos processos, com vistas a torná-los mais eficientes.

Para o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, presente no evento, o trabalho é de extrema importância para a Gestão e para a Instituição, no sentido da qualificação das atividades na Universidade. “Podemos hoje, quando já temos um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pronto e em vigor na Universidade, dar partida com firmeza na reestruturação de nossos processos de trabalho. E isto se inicia com o mapeamento dos processos, que nos dará mais tranquilidade e qualificação para cumprirmos, com transparência, efetividade e impessoalidade, nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Del Pino.

Além do reitor, presentes também a vice Denise Gigante, pró-reitores, chefias e servidores de diversas unidades. Um dos primeiros setores a implementar os novos processos de mapeamento e de informatização será o de Compras, da Pró-Reitoria Administrativa (PRA).

Curso

Como passo seguinte à palestra, será realizado um Curso de Mapeamento de Processos, a ser ministrado pela Chefe do Escritório de Projetos da UFRGS, nos dias 29/02 e 01/03, com carga de 16 horas. Participarão deste curso dois servidores indicados pelas Pró-Reitorias e Gabinete, que serão multiplicadores estratégicos, juntamente com a equipe da Proplan.

Desta forma, a Proplan está solicitando que cada Pró-Reitoria e Gabinete definam seus multiplicadores e garantam a participação na palestra (juntamente com outros servidores interessados) e no curso. Deve ser enviado email com os nomes dos servidores indicados pelas Pró-Reitorias e Gabinete, a fim de que seja efetuada a inscrição, para emissão de certificado. O mail é cpdi@proplan.ufpel.edu.br .