Comissão Científica publica Anais do IV EPMU 2021

A Comissão Científica do IV Encontro de Pesquisa em Música da Universidade Federal de Pelotas comunica a publicação dos Anais do evento

O Encontro de Pesquisa em Música da Universidade Federal de Pelotas chegou à sua 4ª edição em 2021 depois de um longo hiato. A edição anterior havia sido realizada em 2018, em fluxo anual contínuo. Em 2019 a UFPEL veio a concentrar esforços para sediar o 29º Congresso da ANPPOM. Já em 2020, as incertezas ocasionadas pela pandemia do Covid-19 atingiram a conjuntura das atividades acadêmicas, impossibilitando os preparativos para o EPMU. Finalmente, em 2021, conseguimos realizar a tão aguardada 4ª edição, obtendo resultados que merecem comemoração.

ACESSE AQUI O CONTEÚDO DOS ANAIS DO IV EPMU EM FORMATO PDF

A parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais da UFPEL (CIMUS), o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt) e a Discoteca L. C. Vinholes possibilitou que juntássemos esforços para levar a cabo o Encontro de forma totalmente remota e aberta. Realizamos um verdadeiro mergulho nos ambientes virtuais, utilizando uma combinação de softwares como Even3®, Zoom®, StreamYard® e a plataforma YouTube®. Para nós do CIMUS, até então acostumados ao gerenciamento de eventos presenciais, foi uma aventura inteiramente nova. Como resultado, tivemos um público de acadêmicos amplo e diversificado que superou largamente o que havíamos antecipado. De modo paralelo a publicação destes anais, tivemos a possibilidade de registrar e disponibilizar todo o evento no formato audiovisual, através do Portal EPMU (wp.ufpel.edu.br/epmu). Portanto, o leitor que queira complementar seu embasamento, poderá acessar os vídeos com as narrativas verbais dos autores dos trabalhos aqui registrados, bem como as discussões que se sucederam.

Crescimento

Do ponto de vista quantitativo, em comparação às edições anteriores, o evento registrou crescimento em todos os indicadores, reunindo participantes de todas as regiões brasileiras. Se a 3ª edição apresentou 27 trabalhos, a 4ª contou com 43 comunicações, além de três performances musicais comentadas durante o evento, e resultou nos 29 artigos aqui presentes. Sabemos que tal retorno se deve à conveniência econômica e logística da interação via ecrã, bem como às ferramentas digitais de divulgação (possibilitando que a informação chegue quase instantaneamente ao conhecimento de pesquisadores em todo o território nacional). Cremos, contudo, que a divulgação científica como atividade extensionista canalizadora do conhecimento, e viabilizadora de fóruns fecundos de ideias e criatividade, seja a grande razão do sucesso do 4º Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL. Os anais aqui disponíveis refletem os valores do EPMU, na medida em que validam o amplo espectro da investigação em Música. Em sua perspectiva acadêmica, o evento acolheu as produções de pós-graduação, de pesquisadores independentes e especialmente do trabalho desenvolvido em nível de graduação. Este último nos é especialmente caro em função de representar o conjunto de atividades investigativas desenvolvidas no seio da UFPEL.

Somos gratos à palestrante Dra. Sonia Ray (UFG), às Pró-Reitorias de Pesquisa e Extensão, à Coordenação de Comunicação Social, ao Centro de Artes da UFPEL e a todos os pesquisadores e colaboradores que de alguma maneira enriqueceram este projeto.

Boa leitura!

Publicado em Notícias.