EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

I EPMU 2016 – A primeira edição do Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL aconteceu entre os dias 20 e 21 de outubro de 2016, no Auditório 2 do Centro de Artes.

 

 

 

 

 

 

A escolha do tema “um panorama” na constituição da identidade para a I edição do Encontro se sustentou na intenção de traçar um mapa da produção de pesquisa no campo da música no âmbito do bacharelado em Música da UFPEL. As atividades de comunicações apresentadas por docentes e acadêmicos criaram um novo espaço de compartilhamento, discussão e reflexão sobre a pesquisa em música na instituição. O evento é uma iniciativa do CIMUS – Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais e do Grupo de Estudos em Etnomusicologia, ambos constituídos como grupos de pesquisa ativos na UFPEL, e se realiza com o apoio da Discoteca L.C. Vinholes e do Laboratório de Etnomusicologia – LabEt.

II EPMU 2017 – A segunda edição do Encontro aconteceu em 2017, integrado à programação do Simpósio Internacional Etnografias da Herança Musical UFPel/BSU–UK.

O Simpósio, realizado em cooperação entre a UFPEL e a Bath Spa University (BSU), instituição de ensino superior do Reino Unido, por meio do acordo específico para a realização do projeto “Cross-cultural Collaboration: Heritage and Creativity”, se constituiu como uma das ações do convênio, cujas articulações iniciaram em 2016.

Com um total de dezoito comunicações inscritas, as temáticas incluem estudos de música popular sob diferentes perspectivas teóricas, estudos em musicologia histórica e sistemática, estudos em etnomusicologia, estudos em performance e pedagogia do instrumento, composição musical, estudos em música e gênero. Desta forma, o panorama esboçado na edição anterior não apenas se mantém, mas se amplia e diversifica.

As sessões de comunicações na II edição do Encontro proporcionaram um espaço de compartilhamento, discussão e reflexão sobre a pesquisa em música na UFPEL, o que indica a viabilidade da inserção permanente do evento no calendário acadêmico da Universidade. Nesta edição, o Encontro contou com trabalhos de estudantes de graduação, pós-graduação e professores, não apenas dos cursos de música, mas também de outros cursos e centros da UFPEL.

 

III EPMU 2018 – A partir da terceira edição são publicados os Anais do Encontro com registro no ISSN.

Chegando, em 2018, à sua terceira edição consecutiva, o evento vem se consolidando como um espaço aberto para a divulgação e debate do quanto se faz em pesquisa em música na UFPel, e também em outras instituições. Se na primeira edição, em 2016, foram apresentados dezesseis trabalhos, este número passou para dezoito em 2017 e chega em 2018 à marca de vinte e sete trabalhos. Desde o início, a proposta do Encontro de Pesquisa em Música da UFPel tem sido a de acolher, da forma mais abrangente possível, trabalhos dentro das mais diferentes temáticas, e de modo a contemplar os diversos níveis, da graduação à pós-graduação. Acreditamos que esta diversidade tem um efeito positivo, tanto na ampla socialização quanto na geração de interesse e motivação para a pesquisa, principalmente para aqueles que iniciam sua vida acadêmica como estudantes de música, seja de bacharelado ou licenciatura. A multiplicidade de temas contemplados no III EPMU se representa por áreas como etnomusicologia; musicologia histórica; estudos de performance, didática e técnica instrumental; educação musical; análise e arranjo musical.

Sendo esta a primeira edição em que houve a chamada de textos completos para os anais, é importante destacar que todos os vinte trabalhos recebidos dentro do prazo foram aceitos e publicados. Deste modo, encontram-se representados os esforços de pesquisa de estudantes em diferentes momentos de suas trajetórias acadêmicas: de pesquisas avançadas, a nível de mestrado e doutorado, até trabalhos onde se ensaiam os passos iniciais – e igualmente importantes – da pesquisa em nível superior, como o recorte e problematização do tema, estudo da bibliografia e adequação à normas acadêmicas. Com o código ISSN, o evento alcança um novo patamar em termos de qualidade acadêmica, uma vez que todos os comunicadores e colaboradores podem cadastrar o código ISSN 2595-2765 em seus currículos na plataforma Lattes.