UFPel recebe credenciamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

A Universidade Federal de Pelotas faz parte do grupo de oito novas universidades brasileiras selecionadas para credenciamento como unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Somadas às unidades já existentes, são agora 30% das universidades federais brasileiras credenciadas como unidades de inovação da empresa.

A Embrapii é uma organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e tem por objetivo promover e incentivar a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a partir da cooperação entre o setor empresarial e as instituições de pesquisa tecnológica. Dessa forma, a empresa acaba funcionando como uma ponte entre as empresas, que a procuram em busca de soluções de produtos e processos, e a academia, que credencia grupos de pesquisa e inovação que podem desenvolver tais soluções.

No caso da UFPel, o grupo selecionado para ser uma unidade de inovação da Embrapii é liderado pelos professores Luis Ávila e Maurício Oliveira, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM). A unidade tem como propósito oferecer inovações tecnológicas na área da agricultura. Serão oferecidos ao mercado industrial soluções na área de proteção de cultivos, biotecnologia vegetal, maquinário agrícola e irrigação e tecnologia de alimentos. Para tanto, estão reunidos na unidade pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de várias unidades acadêmicas da Universidade.

“Temos inúmeros projetos que geram tecnologias, mas muitas vezes é difícil fazê-las chegar ao mercado”, explica Ávila, um dos docentes da UFPel que estão à frente do grupo, ao comemorar a seleção da proposta submetida à empresa. De acordo com o professor, o grupo está ansioso para começar a trabalhar, para gerar tecnologias de ponta para a indústria agrícola brasileira.

A partir do credenciamento, a unidade de inovação da Embrapii junto à UFPel pode ser procurada pelo setor produtivo de forma a desenvolver soluções inovadoras; no caso local, na área de agricultura. Caso algum projeto passe a ser realizado, há aporte financeiro por parte da Embrapii e da empresa contratante. Também há uma contrapartida da Universidade, que, com a criação da unidade, cede um servidor e estrutura física, além de uma quantidade de recursos financeiros.

O edital do qual a UFPel participou prevê um total de R$ 15 milhões a serem distribuídos pela organização social do MCTI. A meta das novas unidades, segundo a Empresa, é gerar 75 projetos, trazendo um investimento em inovação na casa de R$ 36 milhões.

UFPel desponta como referência em inovação

Na opinião de Ávila, o credenciamento pela Embrapii de um grupo ligado à UFPel é bastante importante para a instituição, visto que fortalece a posição da Universidade no cenário brasileiro da pesquisa, desenvolvimento e inovação: “Ela se insere nesse seleto grupo de universidades que possuem unidades Embrapii”.

O mesmo pensamento é partilhado por Vinícius Campos, líder da recém aprovada Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (Inova). “Isso demonstra o alto grau de maturidade da nossa instituição em relação à inovação e à pesquisa em ciências agrárias”, afirma. Ainda para o superintendente, essa consolidação na área é mais uma forma de realizar geração de conhecimento que traga impacto social, pois devolve à sociedade resultado de suas pesquisas, nesse caso, por meio de produtos e processos que poderão ser encontrados no mercado.

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, também se diz muito satisfeita com a criação da nova unidade de inovação da Embrapii na UFPel: “Ficamos muito contentes em receber essa notícia”. Para Isabela, esse é mais um importante passo da Universidade no contexto da inovação. “Esperamos contribuir para o desenvolvimento do país por meio da soma de esforços entre empresas e a academia”, destaca a reitora.

Publicado em Notícias.