Vírus. Quem é esse vilão microscópico?

Olá Pessoal, nos chamamos Karline da Costa Rodrigues e Marcia Juciele da Rocha e elaboramos o material didático sobre Vírus, direcionado a estudantes do sétimo ano do ensino fundamental.

O que são os vírus?

Os vírus são organismos simples que vivem na Terra, além de serem os únicos acelulares. Ou seja, não possuem célula. Porém, apesar de não possuírem células, dependem delas para que possam se multiplicar. Por conta disso, são considerados seres intracelulares. Porém, qual é a origem do nome? A origem do nome vírus vem do Latim, sendo definido por fluído venenoso ou toxina. Assim, os vírus infectam organismos vivos podendo causar diversos tipos de doenças.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre esse microrganismo intracelular?

Assista ao vídeo abaixo em que serão explicadas as principais características, a forma de reprodução e infecção e como o nosso corpo se defende perante a uma infecção viral.

Gostou do conteúdo?

Acesse esse link, se divirta e revise o que aprendeu:

https://quizizz.com/admin/quiz/60877617821300001ee5c8fd

Como a higiene das mãos evita a transmissão do vírus?

Em meio à pandemia do novo coronavírus, ações de higiene básica, como lavar as mãos e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, são recomendadas e têm sido fortemente incentivadas como forma de prevenção. Uma das principais formas de sua transmissão ocorre quando há o contato do vírus com olhos, nariz e boca por meio de mãos não lavadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem divulgado globalmente a campanha de higienização das mãos. A higiene apropriada das mãos não só previne as infecções e a propagação da resistência microbiana aos antimicrobianos, mas também consiste em uma medida fundamental para a prevenção da COVID-19. Diante desse cenário, a OMS enfatizou a importância da higiene das mãos, na tentativa de melhorar consistentemente essa prática de segurança, evitando a propagação do Sars-CoV-2 e reforçando as boas práticas de higiene, que devem ser sustentadas ao longo do tempo e não somente em situações de pandemia.

Vamos lá …

Para compreender melhor podemos realizar um experimento em casa para visualizar como é realmente uma lavagem de mãos adequada. Vamos juntos fixar este hábito de lavagem das mãos nota 10!!!!