A arte de vacinar como um gesto de amor

Olá Pessoal, nos chamamos Karline da Costa Rodrigues e Marcia Juciele da Rocha e elaboramos o material didático sobre Vacinas, direcionado a estudantes do sétimo ano do ensino fundamental.

Vacina

Vamos esclarecer alguns pontos importantes. Vacina é uma substância produzida e aplicada ao corpo para que o sistema imunológico tenha uma resposta de proteção contra um agente patógeno que possa vir a agredir o organismo, como vírus e bactérias.

Mas qual a importância da vacinação?

A vacinação é uma estratégia de prevenção para doenças ou para minimizar os efeitos que uma patologia pode ter no organismo. Durante a pandemia da COVID-19 causada pelo SARS-CoV-2, recebemos constantemente instruções preventivas visando impedir a disseminação do vírus, enquanto a vacina estava sendo desenvolvida por cientistas. Dentre estas instruções, está o uso essencial de máscaras, evitando a disseminação descontrolada do vírus.

Vamos compreender melhor sobre as vacinas e como elas agem no organismo assistindo a este vídeo:

Agora que você entendeu a respeito das vacinas e da importância delas para a prevenção de doenças, vamos jogar?

Solucione este caça-palavras sobre vacinas e imunização (clique sobre a imagem para ela ser ampliada):

Gabarito (clique sobre a imagem para ela ser ampliada):

Além disso, vamos compreender melhor para que servem as máscaras?

Existem vários tipos de máscaras para diferentes finalidades. Algumas delas são utilizadas para proteção respiratória do trabalhador diante de possíveis contaminações que podem provocar danos à saúde, como os respiradores para trabalhadores na construção civil e os respiradores do tipo N95, que são utilizados por profissionais de saúde. Outras máscaras têm como função principal proteger o indivíduo ou manter o ambiente estéril (livre de microrganismos ou no qual eles não podem se reproduzir), como as máscaras cirúrgicas, caseiras e outros respiradores. Cada atividade exige um tipo apropriado de máscara. Resumidamente, as máscaras têm função de proteção e neste momento de pandemia da COVID-19, estão  sendo recomendadas para todos.

Quais as principais recomendações com relação ao uso das máscaras?

É importante lembrar que a máscara é de uso individual e, portanto, não deve ser compartilhada. Além disso, ela deve ser usada por um período de poucas horas. As máscaras não devem ser manipuladas durante o seu uso e, quando manipuladas é necessário higienizar as mãos. Podemos citar que, no contexto da pandemia da COVID-19, o novo coronavírus é disseminado por gotículas suspensas no ar quando as pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram e, desta forma, as máscaras diminuem o risco de contaminação.

Quais devem ser os cuidados com as máscaras de tecido?

  • Trocar quando ficar úmida;
  • Lavar após o uso;
  • Higienizar com água sanitária em uma proporção de 10 mL (mais ou menos uma colher de sobremesa) para meio-litro de água, deixando-a entre 10 a 20 minutos na solução.

Além disso, outro cuidado importante é quanto ao local que você deixa sua máscara. É muito importante deixá-la em um lugar protegido da exposição a microrganismos, da umidade e da circulação de pessoas e/ou pó. Vale destacar que este local deve ser higienizado periodicamente.

Vamos lá …

Para exemplificar o conteúdo abordado, vamos realizar alguns experimentos caseiros para fixarmos estas informações de maneira recreativa e divertida.