Guabiroba em mim: cartografias de uma artista caminhante

“A Guabiroba em mim: cartografias de uma artista caminhante” é resultado de um processo, de um movimento realizado por Adriane Rodrigues Corrêa, pelo Bairro Guabiroba, em Pelotas/RS, durante o tempo do mestrado, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. 

A criação artística de Adriane resulta da ação de circular pelas ruas do Guabiroba, juntando a técnica com a sensibilidade, a observação perscrutadora do olho que sabe o que busca, unindo o saber científico apreendido com a memória afetiva. 

A materialização destes deslocamentos em registros só existe a partir da profundidade da relação que a artista cria com aquilo que seu olho vê e seu corpo sente. Compondo desenhos que se fazem enquanto se coloca na paisagem de seu bairro, conforme a intuição e a afeição conduzem os passos da artista traçando linhas que ligam pontos. 

Concretizar este movimento compreende uma valorização de seu pedaço de cidade, reapropriando as relações que este local lhe permite através do sensível e destacando uma espécie de jogo urbano que é movido pelo instinto, desnudando um jeito de ser e de viver dentro de uma paisagem, cujas fronteiras são escolhidas pelo próprio sujeito.

 

 

 

Link do e-book: https://editoranomade.wixsite.com/website/post/o-que-se-trilha-constitui-o-caminho-por-marlise-buchweitz 

 

Artista Visual. Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Gravura (UFPel). Especialização em Arte Terapia (ISEPE). Apresenta, também, experiência na modalidade do ensino a distância (EaD). Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Santana do Livramento. Desenvolve projetos e pesquisas nas áreas cultural, artística e cientifica. Atualmente participa dos Grupos de Pesquisa: Deslocamentos Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC – CNPq/ UFPel e do projeto de pesquisa Subjetividade e diferença: agenciamentos artísticos, audiovisuais e filosófico /UFPel.  

Publicado em Notícias.