CARTOGRAVISTAS DE CÉUS + apaziguamentos.

Céus: Laranjal + Síria. 2019. Duda Gonçalves

Céus: Laranjal + Síria. Colagem impressa, tamanho A4, 2018. Duda Gonçalves.

Céus: Laranjal + Ucrânia. cartaz impresso, tamanho A4, colagem digital, 2023. Duda Gonçalves.

A cada momento diante da sucessão de horizontes encontrados na vista da praia do Laranjal, balneário da cidade de Pelotas, localizado na orla da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, me pergunto: se a paz que sinto diante da conjunção infinita areia+lagoadoce+céu pode se estender a outros céus?

“Cartogravista de céus + apaziguamentos”, é um projeto desencadeado pela pesquisa desenvolvida na tese de doutorado CARTOGRAVISTAS DE CÉUS: PROPOSIÇÕES PARA COMPARTILHAMENTOS, defendida em 2011 no PPGAVI/UFRGS, sob orientação do Profa. Dr. Hélio Fervenza. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/31432

Em 2019, começo a confeccionar colagens digitais e manuais que conjugam “ceús distensos e conflituosos”. Este procedimento faz parte de diferentes maneiras de criar e situar um certo tipo de espaço ao mesmo tempo físico e mental e propiciar um outro olhar, uma outra abordagem ao se avistar e registrar o céu, por meio de vídeos, fotografias, pinturas, cartões, etc.

O projeto “Cartogravista de céus + apaziguamentos” reúne paisagens serenas da lagoa dos Patos, captadas em diferentes dias e horários, na orla da praia e que revelam um cenário que contemplo e que me acalma, composto pelo azul celeste desanuviado e infinito, na calmaria das águas doces rasas, sem ondas e horizontalizadas. Os registros fotográficos da orla do Balneário Laranjal, na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, são reeditadas e a elas são coladas as figuras de “nuvens inventadas”, que são elaboradas por meio do recorte digital de fotografias encontradas na web que registram o espaço urbano e rural implodidos e turbulentos em decorrência dos combates de guerra ou desastres naturais.

Os céus azuis e límpidos do Laranjal, acolhem as “nuvens” turvas, formadas pela fumaça proveniente de ataques a bombas e outras armas. A imagem da nuvem de fumaça tem baixa resolução, porque são captadas geralmente por câmeras de segurança, o que enfatiza a tentativa se anexar a disparidade.

As nébulas assombreadas são deslocadas de seus contextos originais e encenam turbulência perceptiva e estranhamento na paisagem alumiada, provocando um fenômeno perceptivo que difere do olhar que promove apaziguamento. No entanto, por meio deste imaginário, os céus doces do sul,  encontram e conciliam outros céus, outras  ideias, outras políticas e culturas dissidentes, apaziguando o que se quer por meio do imaginário utópico.

Duda Gonçalves, 2023

artista, professora do Curso de Graduação em Artes Visuais  e do PPG Artes do Centro de Artes da UFPel. Líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC ( CNPq/UFPel)

 

Publicado em Notícias.