Folder Exposição III Deslocc

III Deslocc As Paisagens Cotidianas: Paisagens a Domicílio

Convidamos vocês para assistirem a live de abertura da exposição III DESLOCC As paisagens cotidianas: Paisagens a Domicílio (https://deslocc.hotglue.me/), no dia 27/08 às 19h30 com participação das(os) integrantes do grupo através do canal Conexão arte (@conexao.arte.ufpel)

Folder Exposição III Deslocc

Panfleto da exposição III Deslocc as paisagens cotidianas: Paisagens a Domicílio.

“O”III Deslocc – paisagens a domicílio” reúne imagens e vídeos do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPQ/UFPel) e de participantes da disciplina Paisagens Cotidianas e dispositivos de compartilhamento, ministrada no Mestrado em Artes Visuais da UFPel, no segundo semestre de 2020. Os trabalhos foram incitados pela atenção aos modos de existir pela arte e na vida durante a pandemia, provocada pelo COVID19, momento em que nos encontrávamos em grave crise sanitária no Brasil, ainda hoje e talvez nos próximos anos. Assim, recorremos aos cuidados da arte para que pudéssemos viver com saúde mental. E, na casa, nas janelas dos dispositivos digitais compartilhamos imagens e saberes, dialogamos sobre a arte, sob o tema da paisagem, o cotidiano e sobre as concepções de espaço de maneira ampla e atual.

A partir da trajetória de cada um, endereçamos imagens do cotidiano, desde ‘a e em’ cada casa, perto, na mesma cidade, em Pelotas, no sul e longe, em São Paulo, no Paraná, em outras cidades.

Os movimentos de troca e a produção poética foram sendo reinventados e reivindicados pela ludicidade, mesmo nos dias mais difíceis. As paisagens a domicílio foram remetidas no/pelo espaço “imaterial” dos meio digital, uma vez que nos permitia reunir e compartilhar o que no mundo “pandêmico” surge e é guardado para ser visto no ambiente doméstico. E assim, ao planejarmos a montagem e o conceito da exposição, nos encaminhamos ao modo de remeter coisas aos domicílios, pois é na casa isolada que nos encontrávamos quando estávamos reunidos no Grupo de Pesquisa e na aula Paisagens cotidianas. Logo, fomos aos encontros dos cartões postais e cartas de Paulo Bruscky, remetidos nos anos 70 e 80 pelo correio, em decorrência de outros crises. Nos (re)encantamos mais uma vez com endereçamentos de Bruscky, que percorriam o espaço concreto, os ares e climas, gerando outros encaminhamentos para a produção artística e em outas épocas. Cotejamos com entusiamos os cartões postais adversos de Paulo Bruscky, e o movimento de desvio do acachapante sistema de arte e da política de censura a cena da arte conteporânea nos anos 70 e 80. E foi observando as marcas, os selos, as palavras, as imagens e os carimbos nas cartas do artista, que criamos os nossos, para atribuir um pouco de humanidade e história poética as cartas que lançamos no espaço etéreo para os sem nomes.

A carta continente do III DESLOCC, possui estes atravessamentos, da peste, da vontade de manifestar-se e do encontro com outros artistas. Ao clicar no conteúdo da carta, abre-se a atenção aos fazeres, movimentos, narrativas e olhares no período de isolamento social, para revelar os sentidos da vida. Igualmente, um modo de iluminar e manifestar a singularidade das fragilidades. Sendo assim, estar em casa, numa condição protetiva contra um vírus foi a nossa força e a maneira pela qual, nos colocamos no mundo e o nosso espaço na condição libertária da arte e em constante reinvenção. Contudo, a partir de muitos lugares, pela pesquisa desenvolvida no Centro de Artes da UFPel, em Pelotas, nos encontramos por aí, para muitos outros lugares em estado de arte.”

Duda Gonçalves
Coordenadora do PPG Mestrado em Artes Visuais Cearte/UFPel
Artista visual e Professora dos Cursos de Graduação e Mestrado em Artes Visuais do CA/UFPel
Líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPq/UFPel)

 

 

Publicado em Notícias.