MARAMBAIA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POÉTICA

Figueira Centenária encontrada na Marambaia. Foto: Duda Gonçalves
Publicação feita por Mariane D’Avila junto ao grupo de Pesquisa Deslocamentos e Cartografias Contemporâneas coordenado pela Profª Dra Duda Gonçalves. 
Piquenique
A área de estudo denominada MARAMBAIA encontra-se localizada no município de Rio Grande (RS) e é conhecida como uma colônia de pescadores, que corresponde a um estreito de terra situado a beira do Canal São Gonçalo, georreferenciada tecnicamente através dos recursos de Geoposicioamento por satélite e Google Maps 31º46`52.4“S e 52º18`48.8“W. Para chegarmos a localidade é necessário se deslocar através da rodovia BR 392 em direção ao município de Rio Grande através da ponte Engenheiro Leo Guedes que une as margens do Canal São Gonçalo, utilizar o primeiro retorno e dobrar na primeira estrada a direita, em uma rótula sinalizada como o único destino, identificado como VILA DOS PESCADORES.

“Marambaia, o encontro”

“Marambaia, o encontro”

“Deslocamentos… marambaia”

O Quadrado: Caminhando no Porto”

PUBLICAÇÕES

A estrada longa e esburacada, vistas de terras planas, os gramados do pampa. Foto: Alice Monsell


     Como constituir um espaço físico e mental que, proporcione experiências poéticas aos estudantes de artes e aos artistas visuais? Como a cidade e arredores, pode se transformar numa espécie de galeria e atelier ao céu aberto?

http://ebooks.fav.ufg.br/livros/11livro/capitulo5.html

 

VÍDEOS

Estrada para Marambaia

deslocamentos…marambaia

Marambaia, o encontro

Still do vídeo “O Quadrado: Caminhando no Porto”

Publicado em Notícias.