Festa quilombola no Rincão da Faxina recebe Barraca da Saúde

Por Jessica Alves, Rafaela Dutra e Gisele Moraes

A Barraca da Saúde, projeto de extensão do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esteve em Piratini-RS, mais uma vez, no sábado (24), promovendo atividades sociais com a Comunidade Quilombola Rincão da Faxina, a qual tinha o intuito de evidenciar a semana da consciência negra e a cultura afro brasileira, juntamente com estudantes de outros cursos, como Odontologia, Psicologia, Nutrição, Medicina, Enfermagem, entre outros, que realizaram atendimentos ao público presente.
Por localizar-se distante do centro da cidade, os moradores do quilombo possuem dificuldade de acesso a consultas periodicamente, por esse motivo a coordenadora do Rincão, Maria Emília Soares, alega: “É o máximo dos máximos, porque não existe uma casa de quilombola que não tenha um problema de saúde na área, todas precisam de atendimento, porque quando as pessoas mais novas trabalhavam em serviços muito pesados, quando velhas não conseguem mais fazer isso e vão parando nas atividades físicas e se acomodando”.

O professor adjunto da faculdade de Odontologia da UFPel, Otávio D’avila, acredita que o projeto acrescenta muito no aprendizado dos alunos e no papel institucional da universidade: “Eu acho fundamental! As universidades federais tem a missão de levar a academia não só para as comunidades do município onde está situada e estabelecida, mas para a região. Esse projeto de extensão ajuda muito a universidade a cumprir seu papel institucional, trazendo benefícios e serviços também para as comunidades”.

Dando continuidade, a aluna de Enfermagem, Kássia Guedes, concorda que é importante as comunidades de pouco acesso a uma saúde de qualidade, tenha um acompanhamento: “Eu acho muito importante ter uma unidade nesses locais que são mais distantes porque a gente pode ficar mais perto deles, saber o que está acontecendo, prestar um
cuidado maior, e caso aconteça alguma coisa a gente saiba. Isso é muito importante para nós da enfermagem pois precisamos saber um início, meio e fim para poder prestar um cuidado”.
Além disso, a festa contou com atrações da cultura local e regional e evidenciou a importância da presença dos projetos de extensão da universidade chegarem até esses lugares.

Publicado em 24/11/2018, na categoria Notícias.