Pedro Osório : UFPel realiza ações em lar de idosos

A partir de demanda da Promotoria de Justiça de Pedro Osório, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), junto com o Centro de Artes e o curso de Terapia Ocupacional realizaram ações de avaliação de desempenho ocupacional e socialização junto ao Lar de Idosos São Francisco de Assis em Pedro Osório.

As atividades contaram com a participação de 25 alunos, que dividiram suas ações ao longo de três dias.

As intervenções foram inseridas dentro do Programa de Desenvolvimento Social dos Municípios da Zona Sul. O Programa prevê a inserção e a mobilidade dos projetos de extensão, ensino e pesquisa junto aos municípios da Zona Sul do Rio Grande do Sul.

A primeira ação ocorreu com a participação dos acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional vinculados ao Projeto de Extensão em Tecnologia Asssistiva. Eles realizaram a avaliação de desempenho ocupacional dos idosos do Lar. O parecer permite que futuras atividades de integração e mobilidade possam considerar as ações resultantes do método. A avaliação utilizou uma medida individualizada, realizada por meio de entrevista semiestruturada, em que o sujeito pontuou as atividades mais importantes em seu cotidiano em que se encontra em dificuldade. As áreas com potencial de ações a serem trabalhadas foram: autocuidado (cuidados pessoais, mobilidade funcional e funcionamento na comunidade) e atividades de lazer (ação tranquila, recreação ativa e socialização).

Lar de Idosos de Pedro OsórioNesse sentido, outra inserção foi a participação dos acadêmicos do Centro de Artes, que realizaram Oficina de Arte. A proposta incluiu atividades de dança e artesanato, alinhadas com o perfil extensionista da Unidade, que considera o respeito aos costumes e saberes da comunidade, contemplando diferenças e multiplicidades culturais em busca da valorização pessoal e expressiva propiciadas pelas diversificadas vivências artísticas.

O encontro coincidiu com as festividades juninas e a oportunidade foi aproveitada para rememorar com o grupo os aspectos culturais relacionados com o evento: cantos, santos, decorações, comidas e bebidas típicas. O Centro de Artes organizou uma oficina de construção de estandartes religiosos, para os quais disponibilizaram materiais de colagem, corte e costura, e também fizeram oficinas de bandeirinhas. Além disso, ainda realizaram dinâmicas de interação, oficina de dança, e finalizaram com a distribuição de brindes e exibição de um vídeo com as imagens dos participantes nas atividades. Do Centro de Artes participaram do encontro os integrantes do grupo Programa de Educação Tutorial (PET) Artes Visuais, do projeto Arte na Escola e do Núcleo de Dança.

O Programa de Desenvolvimento Social dos Municípios da Zona Sul está organizando outras atividades similares em cidades da região, prevendo ações de socialização dos idosos e formação de gestores e cuidadores de asilos.

AVALIAÇÃO de desempenho ocupacional e socialização teve a participação de 25 alunos

Publicado em 31/07/2018, na categoria Notícias.