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Sobre

O Curso de Administração

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração, como balizador dos conteúdos, métodos e técnicas, utilizados no processo educativo, constitui-se num instrumento absolutamente dinâmico, tendo em vista que a evolução constante dos paradigmas gerenciais afeta diretamente o ensino nessa área. E por se tratar de um instrumento dinâmico, é imperioso que sejam feitas constantes atualizações, sob pena de deixar de servir aos propósitos para os quais foi concebido.
Neste novo cenário, as discussões de revisão do atual Projeto Pedagógico foram embasadas na Resolução Nº4, de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, publicado no Diário Oficial da União do dia 19 de julho 2005, Seção 1, página 26 e 27.

Objetivo Geral

O Curso de Bacharelado em Administração deverá preparar profissionais de formação humanística, técnica e científica compatível com a realidade global em seus aspectos econômicos, sociais e culturais, com capacidade para, em contínuo desenvolvimento profissional tomar decisões, empreender com competência e atuar interdisciplinarmente na administração das organizações, visando a satisfação e bem estar do usuário, dentro dos princípios de responsabilidade social, justiça e ética profissional.

Situação

O Curso foi criado e aprovado no COCEPE em 28/05/1997e no Conselho Universitário através da Resolução 04/99 de 31/08/1999 e reconhecido pelo MEC através da portaria nº 1.116 de 14/05/2003.

Título da Profissão

O curso de Administração da Universidade Federal de Pelotas confere o grau de Bacharel em Administração.

Características Legais

A profissão de Administrador é regida pela “Lei Nº 4.769, de 09 de setembro de 1965” e regulamentada pelo Decreto-Lei nº’61.934, de 22.12.1967.

Campo de Atuação e Atividade Profissional

A regulamentação da Lei nº 4.769/65, no seu capítulo II, artigo 3º, estabelece as seguintes atividades profissionais para o Administrador:
a) elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos em que se exija aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
b) pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos;
c) exercícios de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; d) exercício de funções de chefia ou direção intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;
e) o magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização.

Habilidades Profissionais Esperadas

As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Administração da UFPEL são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso:
– Responsabilidade social, consciência da qualidade e das implicações da justiça e ética no exercício profissional;
– Formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
– Capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
– Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas às organizações e áreas correlatas;
– Capacidade de atuação em equipes multidisciplinares;
– Capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais;
– Refletir e atuar criticamente sobre a esfera de produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
– Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, de forma a assimilar novos conhecimentos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação.

Regime Escolar

O Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Pelotas é desenvolvido em regime semestral conforme regimento da UFPEL, tendo como forma de ingresso o Processo Seletivo de Vestibular. O curso de Administração realiza dois vestibulares por ano:
Processo Seletivo de Verão, 50 vagas, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo – Vespertino
Processo Seletivo de Inverno, 50 vagas, com ingresso no segundo semestre do ano letivo – Noturno

Incentivo a Pesquisa

O curso de Administração possui um Grupo de Pesquisa (Grupo de Pesquisa em Administração) vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o qual vem desenvolvendo pesquisas nas áreas da Administração, bem como o NEENI – Núcleo de Estudos em Estratégia e Negócios Internacionais.

O Currículo

O currículo do curso busca atender conteúdos que revelem inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras e que atendam aos seguintes campos interligados de formação:
Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como tecnologias da informação e de ciências jurídicas.
Conteúdos de Formação Profissional: relacionadas com áreas específicas, envolvendo teorias da administração, e das organizações e a administração de recursos humanos, administração mercadológica, administração de materiais, produção e logística administração financeira e orçamentária, administração de informação, organização, sistemas e métodos, planejamento empresarial.
Conteúdos de Estudos Quantitativos e Suas Tecnologias: relacionados com estudos matemáticos e estatísticos, pesquisa operacional e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes a administração.
Conteúdos de Formação Complementar: trata de estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil profissional. O curso de Administração da UFPEL ao adotar a filosofia de que a educação é concebida como um instrumento que oferece ao indivíduo a oportunidade de construir sua própria formação intelectual, oportunizará ao discente a flexibilidade curricular através de atividades complementares, as quais poderão ser realizadas em qualquer fase do curso.