Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas

O evento é um encontro cultural de folclore, não competitivo, que contará com a participação de artistas populares locais e convidados de companhias de danças folclóricas de todos os países sul-americanos, além do México. Será uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo extremamente relevante, chegando a um grande número de pessoas de forma direta, com os espetáculos, desfile de rua, encontro de artesãos, oficinas em instituições públicas de ensino, entre outros e indireta, através de diferentes estratégias de preparação, promoção e difusão.

O Festival integra um circuito internacional que envolve também Argentina e Uruguai, e conta com a Promoção Internacional da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV-UNESCO, do 10º Encuentro Internacional de Danzas Tradicionales Uruguay 2015 e de Gustavo Verno Staff. No Brasil será promovido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas e pela Universidade Federal de Pelotas – através do seu Núcleo de Folclore-NUFOLK – e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e de Cultura; Além de diversos outros apoiadores e parceiros locais e regionais.

O 2º FIFAP – Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas apresentará, em sua primeira noite – 1º/04/15 – as atrações locais: CTG Carreteiros do Sul, Cia de Dança Afro Daniel Amaro, Escola de Samba Academia do Samba e, encerrando a noite, a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras com o espetáculo SÓIS. Na segunda noite – 02/04/15 – Pelotas receberá o espetáculo internacional América Unida, que trará à cena artistas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e México, compondo um rico mosaico cultural de nosso continente.

O América Unida é um festival com formato único no continente, caracterizado por uma “gira” por alguns países – nesta edição representados pela Argentina, Brasil e Uruguai – proporcionando uma grande disseminação da arte latino americana pelas cidades por onde passa. O evento idealizado por Gustavo Verno, professor, bailarino e gestor cultural uruguaio, será realizado de 28 de março a 5 de abril de 2015, passando pelas cidades de Quilmes/Argentina, Pelotas/Brasil e Ciudad Del Plata/Uruguai.

As senhas para os espetáculos do 2º FIFAP devem ser solicitados pelo email: fifap.pelotas@gmail.com