Nos dias 13 e 14 de abril de 2015, ocorrerá o Seminário Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território: Repensando processos de inclusão e exclusão no Brasil Contemporâneo, no auditório do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA). O Seminário é promovido pelo Grupo de Trabalho Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). As inscrições para o evento, que é gratuito, podem ser realizadas no portal do CEGOV.
A primeira mesa do Seminário, A Democracia Participativa no Brasil: avanços, crises e retrocesso, que começará às 15h, pretende realizar um balanço crítico das experiências de democracia participativa – tais como o Orçamento Participativo, Conselhos Setoriais e Nacionais, Fóruns e Conferências Nacionais – e da construção e desenvolvimento da política de participação no Brasil, nas últimas décadas. Soraya Vargas Cortes (Sociologia/UFRGS) coordenará a mesa, que contará também com a presença de Luciano Fedozzi (Sociologia/UFRGS), Ana Mercedes Sarria Icaza (Administração Pública e Social/UFRGS) e Roberto Rocha Coelho Pires (Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia – DIEST/IPEA).
No dia 14 de abril, Vanessa Marx (Sociologia/UFRGS) coordenará a mesa Movimentos e organizações sociais e relação com o Estado, que tem início às 9h30. A mesa pretende discutir o tema da Sociedade Civil e, a partir do reconhecimento de sua heterogeneidade, analisar a atuação dos movimentos sociais e a diversidade na forma como se organizam, como buscam influenciar e como são influenciados pelos demais atores políticos; quais são seus principais repertórios de ação política e mobilização. Além disso, elementos importantes serão apresentados para compreender como tais atores atuam e se organizam na contemporaneidade e na sua relação com o Estado. Marcelo Kunrath Silva (Sociologia/UFRGS), Fabio Meira (Administração Pública e Social/UFRGS), Pedro de Almeida Costa (Administração Pública e Social/UFRGS) e Enid Rocha (Diretoria de estudos e Políticas Sociais – DISOC/IPEA) estarão também presentes na mesa.
Às 13h30, haverá o início da mesa Estratégias Territoriais Urbanas e Ambientais no Brasil, com exposição dos pesquisadores Roberto Verdum (Geografia/UFRGS), Luisa Durán (Arquitetura e Urbanismo/UFRGS), Marco Aurélio Costa (Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional – ASPLA/IPEA), e coordenação de Leandro Marino Vieira Andrade (Arquitetura e Urbanismo/UFRGS). A terceira mesa terá como objetivo a discussão acerca de pesquisas aplicadas, desenvolvidas no âmbito do GT: o projeto urbano-ambiental na Praia de Paquetá, no município de Canoas, e o de Diretrizes para a Requalificação da Praça Dr. Alcides Marques e do Largo da Bandeira, em Jaguarão (RS), com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir das pesquisas, será realizada também uma discussão em torno da temática urbano-ambiental e do patrimônio com outras questões importantes relacionadas a atores e movimentos sociais.
Serviço: Seminário Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território: Repensando processos de inclusão e exclusão no Brasil Contemporâneo
Data: 13 e 14 de abril
Local: auditório do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA)
Promoção: Grupo de Trabalho Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território do CEGOV e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Inscrições: portal do CEGOV.
Para mais informações e para realizar as inscrições, acesse o portal do CEGOV em http://goo.gl/pKEC5o.