O que é?
É a possibilidade de continuar os estudos na UFPel para servidores públicos federais, ou seus dependentes, que foram transferidos de cidade por necessidade de serviço.
A Transferência Compulsória é um direito garantido por lei, o que a torna diferente dos outros processos seletivos:
- Pode ser solicitada a qualquer momento do ano.
- A vaga é garantida, independente da existência de vagas no curso.
Quem pode solicitar a Transferência Compulsória?
- Servidores públicos federais (civis ou militares) e seus dependentes.
- A condição é a transferência por necessidade de serviço, que deve ser comprovada.
Como solicitar?
O pedido é feito online, pelo site: Atendimento UFPel.
Baixe o requerimento de transferência compulsória
Etapas:
- Reúna os Documentos:
- Requerimento preenchido e assinado.
- Documento que comprove a remoção.
- Comprovante de endereço (anterior e atualizado).
- Comprovante de dependência (se for o caso).
- Histórico escolar de graduação.
- Reconhecimento/autorização do curso.
- Forma de ingresso.
- Atestado de vínculo atualizado.
- Conteúdo programático das disciplinas cursadas.
- Comprovante de pagamento da taxa de transferência.
- Faça o Pedido Online: acesse o portal de atendimento da UFPel, tópico: Graduação / Ingresso.
- Análise da CRA: A Coordenação de Registros Acadêmicos verifica a documentação e os requisitos legais.
- Análise do Colegiado: Se aprovado, o Colegiado do seu curso analisa o aproveitamento das disciplinas.
- Matrícula: Com tudo aprovado, você será orientado solicitar a matrícula nas disciplinas.
Observação importante: Se sua transferência for aprovada após os 15 primeiros dias letivos, sua vaga será garantida, mas você começará a frequentar as aulas no semestre seguinte.