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Guia de inscrição

Essa etapa é feita online, os documentos devem ser digitalizados e enviados pelo link:

Imagem exibe as informações da tela inicial do site de inscrição. Indica para selecionar a aba "Preencha os dados"; em processo seletivo escolher a opção correspondente a "PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº - MODALIDADE" e clicar abaixo no botão "Ficha de inscrição".
Tela de acesso à ficha de inscrição

A ficha só estará disponível no período de inscrições.

  1. Selecione o processo seletivo e a modalidade de ingresso;
  2. Clique em “Ficha de inscrição”;
  3. Preencha os dados e envie os documentos solicitados;
  4. Clique em “Salvar e imprimir”.

Verifique no edital do processo seletivo os cursos com vagas disponíveis, a documentação e o período de inscrição.

    Já concluiu um curso de graduação?

    Estuda ou já estudou na UFPel?

    Está matriculado(a) ou trancou o curso?

    Você pode ingressar via:

    Portador de diploma

    Reopção

    Reingresso, para o mesmo curso, ou

    Retomada de estudos, para outro curso

    Transferência

    Retomada de estudos

     

      Cursou o ensino médio integralmente em escolas públicas?

      Renda bruta familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo?

      Pessoa com deficiência?

      Autodeclarado preto, pardo ou indígena?

      Cota(s) em que você pode concorrer:

      • A0 (Ampla Concorrência)

      • L1 (Escola Pública e Renda Inferior)

      • L2 (Escola Pública, Renda Inferior, Preto, Pardo ou Indígena)

      • L5 (Escola Pública e Renda Não Considerada)

      • L6 (Escola Pública, Preto, Pardo ou Indígena, Renda Não Considerada)

      • L9 (Escola Pública, Renda Inferior, Pessoa com Deficiência)

      • L10 (Escola Pública, Renda Inferior, Preto, Pardo ou Indígena, Pessoa com Deficiência)

      • L13 (Escola Pública, Pessoa com Deficiência)

      • L14 (Escola Pública, Preto, Pardo ou Indígena, Pessoa com Deficiência, Renda Não Considerada)

       

      Fase de homologação: Seus documentos serão verificados e se estiverem de acordo com o Edital, sua inscrição será homologada (aceita).

      Fase de recurso (homologados): Caso tenha alguma pendência de documentos, você poderá entrar com recurso e enviar os documentos que faltaram. Fique atento aos prazos para envio dos documentos pendentes, pois depois não serão aceitos novos documentos para a seleção.

      Fase de seleção: O curso realiza a análise dos aproveitamentos de disciplinas e classifica todos os candidatos homologados. Após a seleção, os resultados são divulgados nas datas e local previsto em edital.

      Fase de recurso (seleção): Caso o seu ingresso seja indeferido, você poderá entrar com recurso. Nessa etapa não são aceitos novos documentos.

      Todas as informações são publicadas na página do processo seletivo.

      A UFPel quer desejar as boas vindas a você e explicar um pouco sobre os procedimentos iniciais da sua matrícula, do acesso ao sistema acadêmico e indicar o contato direto para dúvidas relacionadas ao seu curso.

      Em algumas semanas você poderá ter acesso ao sistema acadêmico Cobalto.

      Acesse o site para criar sua senha. Informe o seu CPF e clique em “Salvar”. Você receberá um link no e-mail que cadastrou na ficha de inscrição para definir a sua senha.

      Imagem exibe as informações da tela inicial do sistema acadêmico Cobalto. Contém as informações para definição da senha, na caixa "Esqueceu sua senha" (logo abaixo). Na caixa abaixo com título "Para definir a sua senha, digite o seu CPF", apresenta a caixa para informar o CPF e o botão "salvar" acima.
      Tela do sistema acadêmico Cobalto para definir senha.

      Para fazer o login, entre no site do sistema acadêmico Cobalto; informe o seu CPF e sua senha; clique em “Entrar”.

      No sistema acadêmico você poderá acessar o seu número de matrícula (no menu UFPel / Aluno / Consulta / Vínculo).

      Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel > Aluno > Consulta > Débitos, verifique se está faltando algum documento. O débito é registrado caso tenha algum documento faltando, cortado ou ilegível.

      Os documentos pendentes devem ser enviados pelo site de atendimento da UFPel; em tópico de ajuda escolha a opção: “Graduação / Atualização de cadastro”.


      Atenção – Ingressantes nas cotas sociais e de pessoa com deficiência:

      • Se ficou pendente o CadÚnico, envie pelo site de atendimento da UFPel; em tópico de ajuda escolha a opção: “Graduação / CADUNICO”.
      • Se ficou pendente o Laudo médico, envie o documento para o e-mail nai@ufpel.edu.br.

      Envie o documento dentro do prazo solicitado para não perder a sua vaga.

      Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel / Aluno / Cadastros/ Correção de matrícula, selecione as disciplinas que pretende cursar. A solicitação da matrícula pode ser realizada apenas no prazo indicado no calendário acadêmico.

      Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para comprovar a autodeclaração com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas no Edital do processo seletivo ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.