Essa etapa é feita online, os documentos devem ser digitalizados e enviados pelo link:
A ficha só estará disponível no período de inscrições.
- Selecione o processo seletivo e a modalidade de ingresso;
- Clique em “Ficha de inscrição”;
- Preencha os dados e envie os documentos solicitados;
- Clique em “Salvar e imprimir”.
Verifique no edital do processo seletivo os cursos com vagas disponíveis, a documentação e o período de inscrição.
Fase de homologação: Seus documentos serão verificados e se estiverem de acordo com o Edital, sua inscrição será homologada (aceita).
Fase de recurso (homologados): Caso tenha alguma pendência de documentos, você poderá entrar com recurso e enviar os documentos que faltaram. Fique atento aos prazos para envio dos documentos pendentes, pois depois não serão aceitos novos documentos para a seleção.
Fase de seleção: O curso realiza a análise dos aproveitamentos de disciplinas e classifica todos os candidatos homologados. Após a seleção, os resultados são divulgados nas datas e local previsto em edital.
Fase de recurso (seleção): Caso o seu ingresso seja indeferido, você poderá entrar com recurso. Nessa etapa não são aceitos novos documentos.
Todas as informações são publicadas na página do processo seletivo.
A UFPel quer desejar as boas vindas a você e explicar um pouco sobre os procedimentos iniciais da sua matrícula, do acesso ao sistema acadêmico e indicar o contato direto para dúvidas relacionadas ao seu curso.
Após a divulgação do resultado final, você terá acesso ao sistema acadêmico Cobalto.
Acesse o site para criar sua senha. Informe o seu CPF e clique em “Salvar”. Você receberá um link no e-mail que cadastrou na ficha de inscrição para definir a sua senha.
Para fazer o login, entre no site do sistema acadêmico Cobalto; informe o seu CPF e sua senha; clique em “Entrar”.
No sistema acadêmico, é possível consultar informações sobre sua matrícula e realizar diversas solicitações.
Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel > Aluno > Consulta > Débitos, verifique se está faltando algum documento. O débito é registrado caso tenha algum documento faltando, cortado ou ilegível.
Os documentos pendentes devem ser enviados pelo menu UFPel > Aluno > Consulta > Débitos, clique no documento que está em débito e envie o arquivo digitalizado.
Atenção – Ingressantes nas cotas de pessoa com deficiência:
- Se ficou pendente o Laudo médico, envie o documento para o e-mail nai@ufpel.edu.br.
Envie o documento dentro do prazo solicitado para não perder a sua vaga.
Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel / Aluno / Cadastros/ Correção de matrícula, selecione as disciplinas que pretende cursar. A solicitação da matrícula pode ser realizada apenas no prazo indicado no calendário acadêmico.
Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para comprovar a autodeclaração com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas no Edital do processo seletivo ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.
Consulte informações sobre o curso, sua localização, grade curricular, professores, turmas ofertadas, alunos e dados de contato no Portal Institucional da UFPel.