Matrícula de ingressantes – UFPEL

A UFPel quer desejar as boas vindas a você e apresentar alguns caminhos que podem ser importantes para conhecer um pouco mais a nossa Instituição. Vamos explicar um pouco sobre os procedimentos iniciais da sua matrícula, do acesso ao sistema acadêmico e indicar o contato direto para dúvidas relacionadas ao seu curso:

Acesse o site para criar sua senha. Informe o seu CPF e clique em “Salvar”. Você receberá um link no e-mail que cadastrou na ficha de inscrição para definir a sua senha.

Imagem exibe as informações da tela inicial do sistema acadêmico Cobalto. Contém as informações para definição da senha, na caixa "Esqueceu sua senha" (logo abaixo). Na caixa abaixo com título "Para definir a sua senha, digite o seu CPF", apresenta a caixa para informar o CPF e o botão "salvar" acima.
Tela do sistema acadêmico Cobalto para definir senha.

Para fazer o login, entre no site do sistema acadêmico Cobalto; informe o seu CPF e sua senha; clique em “Entrar”.

No Cobalto você poderá acessar o seu número de matrícula (no menu UFPel / Aluno / Consulta / Vínculo) e demais informações sobre a matrícula.

Cancelamento de matrícula

Atenção! Se você possui matrícula ativa em outro curso de graduação de instituição pública, precisa solicitar o cancelamento de matrícula em até cinco dias úteis.
Consulte as instruções para cancelar a sua matrícula na UFPEL.

Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel > Aluno > Consulta > Débitos, verifique se está faltando algum documento. O débito é registrado caso tenha algum documento faltando, cortado ou ilegível.

Os documentos pendentes devem ser enviados pelo site de atendimento da UFPel; em tópico de ajuda escolha a opção: “Graduação / Atualização de cadastro”.

Atenção – Ingressantes nas cotas sociais e de pessoa com deficiência:

• Se ficou pendente o CadÚnico, envie pelo site de atendimento da UFPel; em tópico de ajuda escolha a opção: “Graduação / CADUNICO”.
  • Se ficou pendente o Laudo médico, envie o documento para o e-mail nai@ufpel.edu.br.

Envie o documento dentro do prazo solicitado para não perder a sua vaga.

Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para comprovar a autodeclaração com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas no Edital do processo seletivo ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.

Você será matriculado nas disciplinas do primeiro semestre pelo colegiado do seu curso.

Os horários das aulas estarão disponíveis duas semanas antes do início do semestre, acessíveis pelo menu do Cobalto: UFPel > Aluno > Consulta > Matrícula.

• Ano 2024 – Curso de Direito: Início em 11/03/2024 – Término em: 07/12/2024
  • Semestre 2024/1: Início em 15/04/2024 – Término em: 27/07/2024
  • Semestre 2024/2: Início em 26/08/2024 – Término em: 09/12/2024
Publicado em 26/03/2021, nas categorias PAVE, SISU.
Marcado com as tags ingressantes, Matrícula.