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O Programa

Resolução N° 15 de 25 de maio de 2017

O ano de 2017 representou um marco para a Pedagogia Universitária na Universidade Federal de Pelotas com a regulamentação e aprovação pelo COCEPE da Resolução nº de 25 de maio de 2017 que institucionalizou o programa dentro da instituição. Atendendo ao que está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (2015-2020) em seus objetivos estratégicos é de responsabilidade da universidade, por meio do ensino, promover a qualificação e a formação pedagógica continuada dos docentes da universidade a fim de melhorar a qualidade do ensino de graduação e pós-graduação, de modo articulado e indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.

Objetivo do Programa da Pedagogia Universitária: criar um programa de formação continuada de professores, Coordenadores de Curso e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes, com o intuito de promover ações que qualifiquem as práticas docentes a partir da reflexão e teorização das vivências, buscando construir um corpo teórico próprio do professor universitário.

Específicos:

– realizar levantamento das principais necessidades pedagógicas evidenciadas na universidade por meio das avaliações internas e diagnósticos existentes ou a serem realizados;

– promover eventos de diferentes dimensões e modalidades que promovam a qualificação pedagógica dos professores e coordenadores de curso;

– Incentivar a qualificação pedagógica em todas as unidades da Universidade, em consonância com as ações de formação propostas pelo programa em suas diferentes linhas de ação;

– dialogar permanentemente com os diferentes setores da Universidade, favorecendo o conhecimento da realidade e a implementação das ações planejadas;

– realizar avaliações periódicas do trabalho no sentido de verificar sua eficácia e identificar possíveis fragilidades que ensejem modificações;

– socializar as ações e inovações produzidas pelos professores através de relatos de experiências, prevendo a publicação de informativos e/ou cadernos de estudos que sistematizem as produções e valorizem os esforços coletivos em favor da qualificação da educação universitária;

-Fomentar e publicizar, por meio de criação de repositório institucional, as diferentes experiências e inovações em pedagogia universitária, produzidas em âmbito local, regional e nacional;

– articular-se às universidades que realizam experiências no campo da Pedagogia Universitária;

– incentivar a criação de grupos de estudos entre os professores interessados em atuar no fomento e implementação da Pedagogia Universitária, incentivando a pesquisa na área, favorecendo a criação de uma Linha de Pesquisa que possa fazer parte de um Programa de Pós-Graduação em Educação (Especialização, Mestrado, Doutorado);

– fomentar ações que acolham, orientem e preparem o docente ingressante para a vida institucional e para compreensão da demanda pedagógica especifica a partir de um olhar contemporâneo;

– promover ações, de caráter permanente, para os professores da Universidade, tendo em vista a formação continuada, a auto avaliação e redimensionamento constante das suas praticas pedagógicas frente à educação contemporânea;

– acompanhar e orientar os coordenadores de curso, visando o diálogo permanente sobre as questões administrativas e pedagógicas;

– capacitar coordenadores de curso para atividades de gestão, tanto no âmbito administrativo, quanto pedagógico;

– agregar os membros dos núcleos docentes estruturantes, a partir de suas participações nas ações deste programa, por meio de convocação e convite que favoreçam representações alternadas, garantindo a circulação e compartilhamento de ideias e orientações;

– capacitar os membros dos núcleos docentes estruturantes para o desdobramento de ações no âmbito da pedagogia universitária, de forma a fortalecer o cumprimento de suas funções nos seus cursos.

Modalidades de formação voltadas ao aperfeiçoamento pedagógico docente:

-Seminários;

-Oficinas;

-Mini-cursos;

– Atividades em EAD