Início do conteúdo
Mobilidade Acadêmica

O Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional tem por finalidade proporcionar ao/a discente de graduação regularmente matriculado/a, a possibilidade de cursar atividades/componentes curriculares em outras Instituições de Ensino Superior nacionais, sem prejuízos para integralização do seu curso de origem.

A UFPEL poderá figurar tanto como INSTITUIÇÃO DE ORIGEM, nos casos em que envia seus/suas discentes de graduação para realizarem mobilidade em outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais, ou como INSTITUIÇÃO RECEPTORA, quando recebe discentes de outras IES para o desenvolvimento de atividades/componentes curriculares na UFPEL.

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPEL, através do Núcleo de Programas da Coordenação de Programas e Projetos (CPP), faz a intermediação das solicitações de mobilidade acadêmica nacional, tanto como Instituição de origem, quanto como Instituição receptora.

CONFIRA ABAIXO AS POSSIBILIDADES DE REALIZAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL

PARA DISCENTES DA UFPEL (INSTITUIÇÃO DE ORIGEM) – discentes de graduação da UFPEL que pretendam realizar mobilidade acadêmica em outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais:

  • Se o destino for Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) conveniadas com a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), a mobilidade é disciplinada através do Convênio que estabeleceu o Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica Nacional.
  • Se o destino for as demais Instituições de Ensino Superior nacionais (estaduais, privadas, etc.) o/a discente deve verificar junto a UFPEL a existência de Convênio com a instituição receptora, que permita a realização de mobilidade acadêmica.

PARA DISCENTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (UFPEL COMO INSTITUIÇÃO RECEPTORA) – discentes de graduação de outras Instituições de Ensino Superior nacionais, que pretendam realizar mobilidade acadêmica na UFPEL:

  • Discentes de outras Instituições Federais de Ensino Superior conveniadas com a ANDIFES realizam mobilidade acadêmica na UFPEL através do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica Nacional.
  • Discentes de outras Instituições de Ensino Superior realizam mobilidade na UFPEL através da modalidade Discente Visitante em Mobilidade, desde que haja Convênio estabelecido entre a Instituição onde o/a discente visitante está matriculado/a e a UFPEL. 

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA

EDITAIS:

Divulgação de Resultado Bolsas Mobilidade ANDIFES SANTANDER 2  Sem 2014– NOVO!

Edital PRG Mobilidade Acadêmica Nacional 2 Semestre 2014– ENCERRADO!

Edital PRG 2014 Bolsas Mobilidade Acadêmica Nacional ANDIFES SANTANDER– ENCERRADO!

Homologação Inscrições Mobilidade 2014– ENCERRADO!

Divulgação de Resultado Bolsas Mobilidade ANDIFES SANTANDER 1 Sem 2014

CONTATO:

Letícia Demari Antunes

Núcleo de Programas – Coordenação de Programas e Projetos (CPP) – Pró-Reitoria de Graduação – UFPEL – Rua Gomes Carneiro, nº. 1 – Prédio da Reitoria, Andar Térreo – Sala 111 – CEP: 96055-000 – Pelotas – RS. Contatos: (53) 3921 1162 – prg.mobilidade@gmail.com