PERGUNTAS FREQUENTES

1. Por qual momento a pesquisa está passando?
Neste momento estamos na fase da coleta dos dados. O instrumento de coleta de dados trata-se de um questionário de múltipla escolha, e esse foi desenvolvido com base nos estudos realizados referentes ao tema desta investigação. Apresenta questões sobre o impacto do COVID-19 nas crianças com TEA, dos zero aos nove anos, e respectivas famílias, sistemas de apoio, dificuldades, necessidades e formas com que as famílias estão vivenciando este momento. O questionário será respondido pelas famílias das crianças, por meio da plataforma de Formulários do Google no link citado abaixo.

2. A comunidade ainda pode participar?
Toda a comunidade brasileira pode participar, desde que atenda aos critérios da pesquisa, quais sejam, terpelo menos um filho dos zero aos nove anos, com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Como?
O questionário é respondido por meio da plataforma do Google, cujo a população poderá acessar pelo site do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Até quando?
O questionário estará disponível para os interessados em responder até o dia 15/02/2021.

3. Já tem resultados prévios?
Estamos acompanhando os questionários que estão sendo respondidos por diversas famílias de todo o Brasil, mas até este momento não analisamos os resultados de forma sistemática. Muitos dos pontos que vem sendo apontados na pesquisa, já percebíamos no dia a dia e relatos de famílias, mas pretendemos divulgá-los quando tabulados e sistematizados.

4. Qual importância do estudo para a população?
Entendemos que os resultados deste estudo possibilitarão o desenvolvimento de estratégias que possam promover a intervenção dos profissionais da saúde e educação, de forma remota e voltada para os contextos naturais da criança com o TEA e de suas famílias. Também pretendemos trazer á tona estas realidades, para que as formas de apoio a estas crianças e suas famílias sejam buscadas em todos os âmbitos.

5. Qual objetivo do estudo?
Esta investigação tem o objetivo de identificar os impactos da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 na rotina das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos zero aos nove anos de idade, e respectivas famílias, residentes no Brasil.
As perguntas do questionário estão relacionadas a influência da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 na rotina, no acesso aos recursos adaptados para o ensino escolar, no acesso aos serviços dos profissionais da saúde, na continuidade dos planos de intervenção das crianças, quais as estratégias das famílias para amenizar o seu impacto na saúde mental e na saúde física, por fim, o impacto na saúde mental e física das crianças com TEA e respectivas famílias.

6. O que incentivou a pesquisar sobre?
O NEPCA realiza investigações, intervenções e formações no âmbito do TEA, com crianças e famílias. De acordo com os relatos que recebemos das famílias com filhos com TEA, pelas quais trabalhamos em outros projetos do NEPCA, o cenário da atual pandemia do COVID- 19 no Brasil tem impactado as crianças com TEA. Estes impactos estão relacionados a saúde física e mental, causados pelo confinamento, em que algumas famílias tiveram de se reconfigurar para enfrentar esta realidade. Surgiram desafios relacionados a suspensão das atividades escolares, o acesso as instituições especializadas e os atendimentos individuais, entre outros fatores, como financeiras decorrentes do desemprego e a perda de familiares para o COVID-19.
Ainda, atendendo a importância dos planos de intervenções dos profissionais da saúde, da educação e a participação das famílias no processo de desenvolvimento das crianças com TEA, acreditamos que é pertinente compreendermos os impactos da quarenta e/ou isolamento social causados pelo COVID-19 na vida dessas crianças e de suas famílias.
Além disso, sabemos que algumas famílias estão com dificuldade no manejo dos comportamentos dos filhos com TEA, como consequência da mudança de rotinas, o aumento das crises, a acentuação da percepção sensorial, entre outros. Coube as famílias a tarefa de criarem uma rotina e as atividades educativas para os seus filhos com sem a orientação ou supervisão de algum profissional que lhe possa dar suporte neste momento.

7. Fiquem à vontade para enviar aqui algo que achem importante de ressaltar.
Ficaremos muito felizes pela participação de toda a comunidade brasileira que atenta aos requisitos da pesquisa, pois esta pesquisa, pois a colaboração neste estudo é muito importante. Caso necessitem de maiores informações sobre o estudo, estamos à disposição. Quanto a participação será mantida a confidencialidade das informações e o anonimato. Ou seja, o seu nome não será mencionado em qualquer hipótese ou circunstância, mesmo em publicações científicas. O questionário é simples e objetivo.
Não há benefício ou vantagem direta e imediata em participar deste estudo. Os benefícios e vantagens em participar são indiretos, proporcionando retorno social através da identificação dos impactos da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19, na rotina das pessoas com TEA, dos zero aos nove anos de idade, e respectivas famílias, possibilitando assim embasar cientificamente ações que visem o bem-estar dos indivíduos nesse momento tão difícil. Portanto, os benefícios serão, além conhecer as consequências do isolamento social durante a pandemia, a qual poderá auxiliar o planejamento de ações em caso de pandemia.

Gostaria de participar?