Anelise do Pinho Cossio

Doutoranda em Estudos da Criança com Especialização em Educação Especial, pela Universidade do Minho (UM), Braga/Portugal. Mestre em Educação Especial com Especialização em Intervenção Precoce, pela Universidade do Minho (UM), Braga/Portugal. Especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Estimulação Precoce pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), Curitiba - PR/Brasil. Graduada em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC/Brasil.

Pesquisadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd/UM), Portugal; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) /CNPq/UFPel, Brasil; e Membro da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Especial; Intervenção Precoce; Práticas Centradas na Família; e Atitudes entre pares.

Maria Teresa Duarte Nogueira

Docente do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Especialista em Docência do Ensino Superior (URCAMP), Gestão Empresarial (UFRGS), Saúde Pública (UNR) e Terapia Cognitivo-comportamental (URCAMP), Mestre em Saúde Pública pela Universidade Nacional de Rosário (UNR) reconhecido pela Universidade de Brasília (UNB) em Ciências da Saúde. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Veterinária.

Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento, prevenção, trabalho, motivação e qualidade de vida. 

Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (1990), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-doutorado em Educação - Estudos da Criança, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2014).

Docente da Universidade Federal de Pelotas no curso de Ciências Biológicas, e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática/FAE/UFPEL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem e do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia.. Participa como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em formação de professores de Ciências e Biologia.. Coordenadora do Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL. Chefia o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão\UFPEL. Desenvolve pesquisas na área de Neurociências, Necessidades Educativas Especiais, Processos de Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem, Políticas públicas e de inclusão, Formação de Professores e Transtornos do Espectro do Autismo.