APRESENTAÇÃO

Este estudo tem como finalidade identificar os impactos da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 na rotina das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos 0 aos 9 anos de idade, e respectivas famílias, residentes no Brasil. A metodologia utilizada será de natureza quantitativa e o instrumento de recolha de dados será o questionário desenvolvido pelos investigadores deste estudo. Considerando que as crianças com o TEA geralmente necessitam de apoios de múltiplos profissionais das áreas da saúde e da educação, entende-se que os resultados deste estudo possibilitarão o desenvolvimento de estratégias que possam promover a intervenção dos profissionais da saúde e educação, de forma remota e voltada para os contextos naturais da criança e de suas famílias.

A presente investigação pretende responder à seguinte questão: Em que medida a pandemia de covid-19 tem causado impactos nas crianças de 0 a 9 anos de idade que apresentam TEA e suas famílias? Assumindo a importância deste estudo definimos como finalidade do mesmo: Analisar e compreender os impactos da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19, na rotina das pessoas com TEA, dos 0 aos 9 anos de idade, e respectivas famílias.

OBJETIVOS

Tendo em conta o fato de ainda não existirem estudos no Brasil em relação a pandemia do COVID-19 e o TEA, a presente investigação pretende responder à seguinte questão: Em que medida a pandemia de covid-19 tem causado impactos nas crianças de 0 a 9 anos de idade que apresentam TEA e suas famílias?
Assumindo a importância deste estudo definimos como finalidade do mesmo: Analisar e compreender os impactos da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19, na rotina das crianças com TEA, dos 0 aos 9 anos de idade, e respectivas famílias.

Objetivos específicos

• Analisar e compreender a influência da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 na rotina das pessoas com TEA e respectivas famílias;
• Analisar e compreender a influência da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 no acesso aos recursos adaptados para o ensino escolar das crianças com TEA, dos 0 aos 9 anos;
• Analisar e compreender a influência da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 no acesso aos apoios formais para as crianças com TEA e suas famílias;
• Analisar e compreender a influência da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 na continuidade dos planos de intervenção das crianças com TEA;
• Analisar e compreender a influência da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 nas estratégias das famílias para amenizar o seu impacto na saúde mental e na saúde física das crianças com TEA;
• Analisar e compreender a influência da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 na saúde mental e física das famílias de crianças com TEA.

Formulário