Minicurso de formação continuada – Pelotas e a tradição: problemáticas sobre a formação do artista

O Minicurso de formação “Pelotas e a tradição: Problemáticas sobre a formação do artista” é organizado pela bolsista Karina Nascimento, vinculada ao polo Arte na Escola da Universidade Federal de Pelotas e ministrado pela acadêmica em colaboração com três professores da UFPEL. Os temas do Minicurso abordam a história, cultura, ensino e crítica de arte na cidade de Pelotas. A atividade gera publicação online e material audiovisual acessível em LIBRAS, a partir das aulas ministradas durante o Minicurso, com previsão de lançamento em dezembro de 2020.

Pelotas e a tradição: Problemáticas sobre a formação do artista
Período: 24 a 28 de agosto de 2020
Bolsista ministrante: Karina do Nascimento Sousa Lima
Orientação: Nádia da Cruz Senna
Professores ministrantes: Luís Rubira (IFISP | UFPEL); Clarice Rego Magalhães (CA | UFPEL); Ursula Rosa da Silva (CA | UFPEL)

O minicurso objetiva problematizar o processo de formação de artistas e profissionais atuantes no campo da arte a partir do contexto local. A intenção é compreender as influências que fundaram a escola de Belas Artes de Pelotas a partir dos aspectos social, econômico e artístico do início do séc. XX e discutir a formação dos artistas nesse contexto. Busca ainda entender as alterações nesse processo de ensino-aprendizagem dentro da academia com o passar do tempo, além de perceber como a atuação desse profissional na sociedade se transforma em paralelo às mudanças sociais e econômicas.
O Minicurso tem caráter interdisciplinar na medida em que se reconhece a problemática da formação e da profissionalização na academia como um assunto pouco discutido em cursos de arte e humanidades. A atividade é aberta, dirigida aos cursos do Centro de Artes e a cursos de outros campos do saber, como possibilidade de ampliar a perspectiva de atuação profissional dos estudantes.

Sobre os ministrantes:

Luís Rubira (IFISP | UFPEL): Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio de estudos na Université de Reims Champagne-Ardenne, França (2007-2008) e pós-doutorado em Filosofia pela Université de Reims Champagne-Ardenne, França (2014-2015). É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Ética e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Suas linhas de pesquisa são Nietzsche, Ética e Cultura, tendo como foco os seguintes temas: moral, tempo, valores, transvaloração e eterno retorno. É Coordenador-Adjunto do PPG em Filosofia da UFPel, Editor Associado da Revista Dissertatio (Qualis A2 Capes), Vice-Coordenador do GT-Nietzsche da ANPOF, Membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN).

Clarice Rego Magalhães (CA | UFPEL): Doutora em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), com a tese “A ESCOLA DE BELAS ARTES DE PELOTAS (1949-1973) – Trajetória institucional e papel na História da Arte”. Mestre em Ciências da Educação pelo PPGE/UFPel. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Uninter-Curitiba. Graduada em Artes Visuais – Pintura, Artes Visuais – Escultura e em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) do PPGE/FaE/UFPel desde 2006. Durante o doutorado, foi bolsista da CAPES. Foi professora substituta no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes e Design da UFPel (DAV/IAD/UFPel) na área de Fundamentos da Linguagem Visual. Tem experiência nas áreas de Artes, Arquitetura, Educação, História e História da Arte. Professora do Curso de Artes Visuais – Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CAV-LIC/CA/UFPel).

Ursula Rosa da Silva (CA | UFPEL): Possui licenciatura plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPel/2009). Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando nesta universidade desde 1995. Diretora do Centro de Artes da UFPel, desde 2013. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. Foi professora no Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel) de 2007 a 2012, atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa Caixa de Pandora: Estudos em Arte, Gênero e Memória, junto ao CNPq. Desenvolve os projetos de pesquisa: A Caixa de Pandora – mulheres artistas e mulheres pesquisadoras no séc XX e Revisitando o ILA (1969-1989), coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória que ocorre bienalmente em Pelotas. Coordenou o Projeto Arte na Escola (Polo UFPel) de 2010 a 2013. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética.

Publicado em Extensão, Notícias com as tags , , , .