Professora da Universidade de Portland passa a atuar como Professora Visitante na UFPel

Em fevereiro deste ano, a professora Alice Gates, da Universidade de Portland (Oregon, Estados Unidos), desembarcou em Pelotas para uma estada de três meses como docente visitante na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Durante este período, a Professora Gates contribuirá ativamente para o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), o Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e também atuará nos cursos de Gestão Pública e Comércio Exterior do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais.

A conquista dessa oportunidade foi possível graças à concessão de uma bolsa de estudos pelo prestigiado Programa Fullbright, patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Este programa, voltado para promover a compreensão mútua entre o povo estadunidense e outras nações, estimula o intercâmbio de pessoas, conhecimentos e técnicas. Ao integrar-se à UFPel, a Professora Gates se torna a terceira educadora dos EUA a participar desse programa na instituição.

No decorrer de sua estada, Alice Gates desempenhará uma série de atividades, incluindo acompanhamento de aulas de graduação e mestrado, oferta de cursos e palestras, coorientação de estudantes e colaboração em projetos de ensino e extensão. Em particular, contribuirá para o desenvolvimento do projeto de extensão “Constituição nas Escolas”, coordenado pelo professor Daniel Lena Marchiori Neto, no Curso de Comércio Exterior.

Com uma trajetória acadêmica vasta e consolidada, Alice Gates é graduada em Sociologia pelo Grinnell College e detém os títulos de Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Michigan, em Ann Arbour, além de possuir um Mestrado em Serviço Social. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Sociologia e Serviço Social da Universidade de Portland.

O Curso de Comércio Exterior da UFPel saúda calorosamente a chegada da Professora Gates e compromete-se a proporcionar-lhe uma recepção calorosa e acolhedora. Que sua estadia marque o início de um intercâmbio acadêmico frutífero e duradouro.