Professor Daniel Marchiori é contemplado com duas bolsas para projetos de extensão

O professor Daniel Lena Marchiori Neto, Coordenador do Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi agraciado com duas bolsas de iniciação à extensão e cultura pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da instituição. Essas bolsas foram concedidas no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura, que este ano teve uma das edições mais concorridas.

O primeiro projeto aprovado, intitulado Constituição nas Escolas, tem como objetivo principal difundir o conhecimento da Constituição entre os estudantes do ensino médio na rede pública de Pelotas. Esta iniciativa busca ampliar o alcance do ensino e da pesquisa desenvolvidos nos cursos de Comércio Exterior e Gestão Pública para além dos limites da universidade. O professor Daniel ressalta a importância estratégica desse projeto, destacando sua capacidade de intervenção social e de projeção da imagem dos cursos na comunidade pelotense. Ele acredita que esse projeto não apenas contribuirá para a formação acadêmica e cidadã dos alunos, mas também inspirará outros estudantes a se envolverem ativamente em iniciativas de extensão, fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade local.

O segundo projeto, denominado Coisa Pública, engloba três atividades principais. Primeiramente, envolve a publicação de ensaios em linguagem simples e acessível através de um blog, visando a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível para um público amplo. Além disso, inclui o gerenciamento de um perfil no Instagram, onde são compartilhados memes relacionados às temáticas abordadas no blog, com o intuito de atrair e engajar uma audiência diversificada de forma descontraída e visualmente atrativa. Por fim, contempla o desenvolvimento de jogos educativos que complementam e reforçam os conceitos apresentados nas publicações, proporcionando uma experiência interativa e divertida de aprendizado para os usuários. De acordo com o professor Daniel, neste projeto específico, o bolsista terá como função criar um jogo intitulado Comex Trivia, que será hospedado na página. Esse jogo combinará entretenimento e educação de maneira cativante e eficaz, oferecendo aos participantes a oportunidade de testar seus conhecimentos de Comércio Exterior enquanto se divertem. Além de promover a popularidade do site e ampliar a rede de seguidores do projeto nas redes sociais, esta iniciativa também proporcionará ao bolsista uma compreensão mais profunda do curso e da profissão.

A conquista dessas bolsas representa um passo significativo para o Curso de Comércio Exterior. O professor Daniel Lena Marchiori Neto e sua equipe estão entusiasmados para colocar esses projetos em prática e contribuir de forma positiva para o fortalecimento do vínculo com a comunidade local.